terça-feira, 12 de junho de 2012

Polícia Federal e CGU realizam buscas em Serra Talhada/PE para apurar fraudes em programa de aquisição de alimentos

12/06/2012

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), está realizando na manhã de hoje (12/06) ação com o objetivo de apurar supostas fraudes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no município de Serra Talhada/PE.

As supostas fraudes e irregularidades foram denunciadas aos órgãos de investigação e de auditoria, além de terem sido publicadas na imprensa local. Há suspeitas de que agricultores de Serra Talhada eram cadastrados sem que tivessem conhecimento, e tampouco tenham sito de fato beneficiados pelo programa, apesar da liberação dos recursos correspondentes. Nesse sentido, as ações investigativas desencadeadas nesta data têm o objetivo de averiguar qual a destinação real desses recursos.

Além disso, a ação conjunta da PF e da CGU busca apurar a utilização de entidades do município de Serra Talhada para emissão de documentos fiscais relativos a alimentos produzidos em outras localidades.

Na ação realizada hoje, policiais e auditores estão cumprindo mandados de busca e apreensão na Sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Recife, órgão responsável pela execução de algumas modalidades do PAA, e no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Serra Talhada (CMDRS). A documentação arrecadada servirá de base para auditoria a ser realizada pela CGU.

Paralelamente, a Polícia Federal está ouvindo agricultores, além de presidentes de associações e cooperativas de produtores rurais em Serra Talhada.

O objetivo da ação é colher a maior quantidade possível de elementos probatórios em um único dia, evitando manipulação de documentos ou de testemunhos, haja vista a grande repercussão no município de denúncias relacionadas aos aludidos fatos que vêm sendo publicados na imprensa nos últimos meses.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: