segunda-feira, 25 de junho de 2012

Restabelecer a ordem democrática é a única solução, diz Lugo

Portal Vermelho

 

O ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo, disse nesta segunda-feira (25) que a restauração da ordem democrática é a única solução para a crise no país. Ele afirmou que deseja converter-se em um fiscal observador dos ministros do novo governo, para monitorar "tudo o que vão fazer", porque "nos preocupamos com o processo democrático" após a "ruptura institucional" ocorrida na sexta-feira passada.


Lugo liderou uma reunião com seu gabinete antigo e enfatizou que no país houve uma quebra institucional do processo democrático, algo que é reconhecido não só pelo povo paraguaio, mas pela grande maioria da comunidade internacional.

Ele apontou que a reunião celebrada nesta segunda-feira foi de avaliação e organização de como responder nas próximas horas e dias aos acontecimentos no país, e o resultado foi a formação de um pequeno escritório político com todas as forças que querem resistir ao golpe de Estado.

Segundo ele, outras instâncias organizativas da luta estão surgindo ou se mobilizando, como a Frente Guasú e a Frente Nacional de Defesa da Democracia. O ex-presidente acrescentou que tais grupos são integrados por camponeses e movimentos sociais e que há uma equipe responsável pela comunicação internacional com meios de difusão, governos e movimentos. A ideia é explicar o ocorrido no Paraguai e o que deve se passar daqui para a frente.

Lugo lembrou que a Constituição inclui em suas disposições o direito à resistência pacífica, "ante esse grande descontentamento nacional e internacional que não é possível ocultar". E convocou a população a condenar de maneira pacífica o golpe.

Ele ressaltou que a solução para atual situação passa pela reintegração ao poder das autoridades destituídas pelo golpe e disse que elas entrarão com recurso às instâncias judiciais nacionais e internacionais com o objetivo de cobrar isso.

Em relação às queixas sobre o silêncio da mídia, Lugo disse que "nós nunca censuramos qualquer meio público ou privado. Temos tido críticas na mídia, ali têm passado pessoas ligadas ao governo e aqueles que o criticam, nisso se baseia a liberdade de expressão".

Lugo classificou as atividades que realiza com os deputados como um "grupo de observadores para velar pela manutenção da linha constitucional". "Nos resta manter uma comunicação clara com a comunidade nacional e internacional (...), devemos reforçar resistência pacífica a esta sexta-feira negra."

Sobre o pedido dos proprietários de grandes extensões de terras na zona da fronteira - os chamados brasiguaios - à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para que reconhecesse o novo governo, Lugo considerou que a presidenta continuará a tomar a decisão acertada.

Ele explicou que solicitou ao Mercosul a oportunidade de assistir à sua reunião de cúpula próxima quinta-feira na cidade de Mendoza, Argentina, para explicar as características e conseqüências do golpe de Estado no Paraguai.

Com Prensa Latina e Telesur

Nenhum comentário: