sábado, 30 de junho de 2012

Mais um passo para a ferrovia Brasília-Goiânia

Mais um passo para a ferrovia Brasília-Goiânia Foto: Divulgação

Foi assinado o protocolo de intenções para a elaboração de estudos de viabilidade; trem deve atingir a velocidade de 120 quilômetros por hora; obra está orçada em R$ 700 milhões

28 de Junho de 2012 às 19:15
Brasília 247 - Representantes do governo federal e dos governos do Distrito Federal e de Goiás assinaram nesta quinta-feira 28 um protocolo de intenções para a elaboração de estudos de viabilidade para a ferrovia que ligará Brasília, Anápolis e Goiânia. O protocolo é o documento que indicará a modelagem para concessão e operação da linha do trem que será dedicada a transporte de cargas e de passageiros.
O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, representou o governador Agnelo Queiroz na assinatura do Protocolo de Intenções para a Elaboração dos Estudos de Viabilidade para a Implantação da linha de trem Brasília -Anápolis - Goiânia. O documento tem por objetivo definir as regras para os estudos iniciais e modelagem para concessão e operação da linha. A obra exigirá o investimento de R$ 700 milhões.
"Com 20 milhões de consumidores, [esta região] será o segundo mais importante eixo econômico do país, perdendo apenas para o eixo Rio-São Paulo, e que terá, ainda, o maior PIB [Produto Interno Bruto] per capita[brasileiro]", disse, durante a assinatura do protocolo, o governador de Goiás, Marconi Perillo, ao se referir aos perfis industrial de Anápolis, de serviços, em Goiânia, e administrativo da capital federal.
Para o diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, a obra é prioritária. "Terá prioridade zero, por sua importância para integrar a Região Centro-Oeste, conectando-a à Ferrovia Norte-Sul".
"É fundamental a preparação de estudos de viabilidade, tanto para a fase de implementação como de manutenção e operação da ferrovia, para evitarmos riscos", ponderou presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco. A Valec é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, que atua na construção e exploração de infraestrutura ferroviária do país.
Segundo a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, que coordena o processo de implantação da ferrovia, o trem a ser implantado será de velocidade média, até 150 Km/h. De acordo com o vice-governador, Tadeu Filippelli, a assinatura do protocolo é o primeiro passo para o fortalecimento regional do transporte público de massa. "Um trem partindo da capital federal, passando por Anápolis, que é uma cidade polo, e se interligando a Goiânia, trará benefícios sociais e econômicos para todo o eixo que será contemplado com a obra", avaliou.
O vice-governador lembrou que o Distrito Federal tem promovido grandes mudanças no transporte público de Brasília. Um exemplo é o projeto de implantação do Eixo Sul, que criará um corredor exclusivo para ônibus, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas que moram no Gama e em Santa Maria do DF. "Ações como esta que estamos assinando hoje, em nome do governo do Distrito Federal, vêm confluir com o pensamento do nosso governo sobre como queremos o transporte público de passageiros: Com segurança, qualidade e conforto para os usuários", completou.
Com informações da Agência Brasil e Agência Brasília.

Nenhum comentário: