sexta-feira, 22 de junho de 2012

Unasul reafirma que destituição de Lugo viola democracia

O presidente da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Alí Rodriguez, declarou que a reunião dos chanceleres do organismo integracionista não obteve o êxito pretendido nas negociações com representantes do Congresso paraguaio. A Unasul vai considerar a destituição de Lugo como uma violação da democracia.


Associated Press
Paraguai
Apoiadores de Fernando Lugo lotam praça da Democracia, em frente ao Congresso em Assunção
"Os chanceleres da Unasul deixaram a Rio+20 para conhecer os aspectos da situação política do Paraguai. Conversamos com Fernando Lugo, com o vice-presidente Federico Franco e com dirigentes políticos. Lamentavelmente eles não nos deram as garantias democráticas solicitadas", declarou Rodríguez.

Ele ressaltou ainda que "é imprescindível o respeito às cláusulas democráticas da Unasul e do Mercosul". De acordo com o chanceler, a situação que está se configurando pode indicar a violação dos artigos 1, 5 e 6 do relatório constituinte da formação da Unasul, que garante a não violação dos preceitos democráticos no subcontinente.

Sob o acordo, o país que violar essas condições poderá ter suspenso o direito de participar nos diferentes órgãos e instâncias da Unasul; poderá ter o fechamento parcial ou total das fronteiras terrestres, incluindo a suspensão e/ou limitação do comércio, transporte aéreo e marítimo, comunicações, fornecimento de energia, serviços e abastecimento; ter a participação suspensa em outros foros regionais e internacionais; ter a suspensão dos direitos e/ou prerrogativas do Estado afetado derivado dos acordos de cooperação em que seja parte. e a adoção de sanções políticas e democráticas.

Por fim, o chanceler reafirmou a solidariedade do organismo multilateral ao povo e ao presidente constitucional, Fernando Lugo.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva

Nenhum comentário: