sexta-feira, 29 de junho de 2012

Erundina monta tropa de choque pró-Haddad

Erundina monta tropa de choque pró-Haddad Foto: Edição/247

Após deixar vice na chapa do candidato petista em SP, ex-prefeita diz que mal-estar passou e que episódio sobre aliança do PT com o PP de Paulo Maluf "é passado"; deputada tem agora a missão de aumentar a popularização do ex-ministro

29 de Junho de 2012 às 15:21
247 – A ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB) quer deixar para trás o episódio sobre sua saída da chapa petista nas eleições da capital. Ela afirmou nesta sexta-feira que o mal-estar provocado pela aliança entre PT e PP "é passado" e que agora vai "organizar sua tropa" para ajudar eleger o candidato do PT, Fernando Haddad, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. A deputada federal deixou o posto após o PT fechar aliança com o PP do deputado Paulo Maluf (PP-SP).
Quando Erundina desistiu da chapa, o vice-presidente nacional do PSB, Ricardo Amaral, chegou a afirmar que nada mudava entre os partidos e que a sigla continuaria com o apoio aos petistas em São Paulo. "Eu continuo apoiando Haddad. Vou organizar minha tropa para a gente ajudar na eleição dele. É o melhor candidato. O episódio é passado", disse hoje a ex-prefeita. Erundina afirmou esperar que não haja mágoas também por parte de Haddad. "Vou provar para ele que isso não foi dirigido a ele", disse. "Vou dar minha contribuição para ajudá-lo a se eleger", acrescentou.
Como justificativa para sua desistência, a socialista afirmou que tomou a decisão para mostrar que estava em sintonia com a sociedade. "Eu lamento que tenha tido que ser assim, mas política tem que passar a compreensão para a sociedade de que há interesse de que as coisas mudem." Na ocasião, Erundina disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia passado dos limites ao ir até a casa de Maluf selar o apoio com o PP, onde tirou uma foto com ele e Haddad.
Sobre a nova vice de Haddad, Erundina diz ter sido uma "boa escolha". Antes de o ex-ministro da Educação formalizar o nome da ex-secretária de Esporte da gestão Marta Suplicy e presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, na quarta-feira, fez questão de declarar que foi ele mesmo quem a escolheu. Antes da comunista, as opções passaram pela deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) e pelo presidente da OAB-SP, Luiz D´Urso (PTB), que agora está confirmado como vice de Celso Russomano (PRB).
Luiza Erundina tem, como missão, popularizar o afilhado político de Lula, que conta com 8% das intenções de voto, segundo o último DataFolha. Apesar de ter concluído sua gestão com baixo índice de aprovação na cidade, a ex-prefeita é bastante conhecida e pode trazer votos para o candidato. Enquanto o nome de Nádia Campeão é completamente desconhecido do grande público. Para especialistas, dificilmente o vice costuma trazer votos. No entanto, podem tirar. Segundo o DataFolha, o índice de rejeição à aliança do PT com Maluf é de 62%.

Nenhum comentário: