domingo, 3 de junho de 2012

Mais uma página da velha tentativa de criminalizar o PT

2/6/2012 15:15,  Por José Dirceu
O Diretório Estadual do PT-SP divulgou uma nota de repúdio à matéria veiculada pela edição 32 da revista Free São Paulo. Fez muito bem. A publicação, distribuída no Metrô paulistano e em outras áreas da região metropolitana na quinta-feira (31.05), requenta acusações infundadas e sem provas para criminalizar o PT sobre o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.
É uma pena que a tal publicação se preste a este serviço. Passam por cima das conclusões das investigações policiais, dando vazão a acusações que não se baseiam em fatos. Mas que têm sim tudo a ver com táticas de políticos que utilizam de um falso jornalismo para encobrir sua incompetência no governo e sua falta de propostas para mudar o que precisa ser mudado na vida dos paulistas e dos paulistanos (a propósito, leiam a análise do blogueiro Renato Rovai sobre as ligações da Revista com políticos).
No que me diz respeito, a publicação ignora o fato de que até o irmão de Celso, Bruno Daniel, se retratou em juízo sobre as acusações feitas contra mim. Nada disso importa. Em jogo está a velha tentativa, a cada ano eleitoral, de criminalizar o PT.

Campanha suja
Com a publicação da matéria panfletária e inverídica dentro da revista, começou a campanha suja, de baixo nível, calcada na criminalização do PT e de sua militância – e a tiracolo de todos os movimentos sociais. Também, com um governador na mira da CPI e um de aliados, o senador Demóstenes Torres, envolvido com o bicheiro Carlos Cachoeira, o que poderíamos esperar que saísse desse ninho?
Como bem lembra a nota do PT, o crime de Celso é uma questão já esclarecida pelas instituições policiais. “O Partido dos Trabalhadores foi que mais cobrou que a morte do então prefeito Celso Daniel fosse esclarecida. Todas as investigações desenvolvidas pelas instituições policiais chegaram à conclusão de crime comum, sem qualquer conotação política-partidária”.
Perda inestimável
O mais perverso desta história é que o assassinato de Celso significou uma perda inestimável ao nosso partido. Perdemos não apenas um quadro político, mas um companheiro de luta e de esperança, que teve sua vida interrompida num momento de grande crescimento pessoal e com toda uma perspectiva política à frente – Celso seria o responsável pela coordenação da campanha de Lula quando foi brutalmente assassinado. Ele não pode ver, nem contribuir, com os avanços que o PT trouxe para o país na última década.
Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que Celso Daniel, por sua capacidade administrativa e sensibilidade política, seria hoje uma das principais lideranças do PT. Basta ver que os frutos de sua gestão em Santo André são colhidos até hoje.
Por tudo isso está mais do que correto o PT de São Paulo ao insurgir-se contra a prática deste jornalismo sem provas, exemplo de panfleto político capcioso, digno do submundo da política.
Confiram a íntegra da nota do PT:
“O Diretório Estadual do PT em São Paulo refuta as declarações veiculadas na edição de número 32 da Revista Free São Paulo, dessa quinta-feira, dia 31 de maio.
Ao longo de sete páginas, a publicação elenca uma série de denúncias infundadas e contesta questões já esclarecidas pelas instituições policiais. O Partido dos Trabalhadores foi que mais cobrou que a morte do então prefeito Celso Daniel fosse esclarecida. Todas as investigações desenvolvidas pelas instituições policiais chegaram à conclusão de crime comum, sem qualquer conotação política-partidária.
O Partido dos Trabalhadores rechaça todas as tentativas de utilizar um episódio que ainda hoje nos entristece para atacar a nossa história e tentar tirar proveitos eleitorais. Esperamos que o Ministério Público e o Poder Judiciário cumpram as suas funções constitucionais e não se deixem envolver em disputas eleitorais que cabem somente a partidos políticos.
Ao contrário das leviandades publicadas pela referida revista, o PT representa um projeto que tem tirado milhões de brasileiros da miséria, da pobreza e exclusão social. Um projeto que tem garantido ao Brasil crescer economicamente com justiça social. Hoje o nosso país é paradigma internacional de desenvolvimento sustentável, com democracia e justiça social.
Os ataques feitos às nossas lideranças políticas têm o nítido objetivo de desgastar aqueles que são os representantes de um projeto político que é reconhecido internacionalmente e, principalmente, pelo povo brasileiro que tem nos dado a oportunidade de governar o Brasil, estados e municípios, propiciando qualidade de vida e tornando sujeitos históricos aquelas e aqueles que sempre foram oprimidos por uma elite que não consegue conviver com a igualdade de oportunidades.
Quanto ao festival de calúnias e difamações, o PT paulista está tomando todas as providências legais cabíveis e os responsáveis responderão pelos seus atos.
Direção do PT do Estado de São Paulo.”

Matérias Relacionadas:
  1. CGU acredita que até quarta-feira todos os ministérios terão página com informações públicas na internet
  2. Essa é pra curtir: Lula lança página no Facebook
  3. Uma feia tentativa de José Serra de esconder a verdade
  4. Comissão aprova criminalizar da homofobia em novo Código Penal
  5. Comissão aprova criminalizar homofobia em novo Código Penal
Extraída das páginas do Correio do Brasil.



Nenhum comentário: