domingo, 3 de junho de 2012

Lula diz que Serra é candidato desgastado e que PT não recebe votos por preconceito

Em 20 minutos de discurso, ex-presidente elogiou bastante o candidato petista Haddad
Agência Estado
Lula, haddad, 700EDU SARAIVA/FRAME/AE
Lula disse que Haddad "não é meu candidato", mas o candidato do povo de SP
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na manhã deste sábado (2), durante encontro com militantes do PT em São Paulo, um discurso crítico ao pré-candidato tucano à prefeitura da cidade, José Serra. Lula disse ainda que o ex-ministro da Educação e pré-candidato pelo PT, Fernando Haddad, precisa avançar junto ao eleitorado que não vota no Partido dos Trabalhadores por preconceito.
Em pouco mais de 20 minutos de discurso, Lula se referiu a Serra como o candidato à Presidência "que tomou uma tunga da companheira Dilma" e que abandonou a cidade com apenas um ano e quatro meses de mandato.
Ao afirmar que os adversários de Haddad são "frágeis", Lula se referiu a Serra: "Tem um (dos pré-candidatos) que já está desgastado. Nem sei por que ele quer ser candidato a prefeito", ironizou o ex-presidente.
No discurso, Lula afirmou que o tucano usou a cidade como trampolim para ser candidato à Presidência.
— São Paulo tem sido relegada a segundo plano.
Ao lembrar que, embora more em São Bernardo do Campo, tem sua história muito ligada a São Paulo, Lula disse que a capital precisa de alguém que cuide dela como uma mãe cuida de seus filhos. E, nos elogios, deixou escapar um palavrão:
— São Paulo é uma p... de uma cidade.
Em uma breve retrospectiva sobre a história do PT na cidade, Lula lembrou que o partido teve de ir além do patamar tradicional de 30% dos votos para conquistar a prefeitura, como aconteceu nas gestões de Luiza Erundina (1989-1993) e Marta Suplicy (2001-2004), quando esta ganhou a eleição com o apoio do ex-governador Mário Covas (PSDB).
— É importante lembrar que o Covas também ganhou em 1994 e 1998 com o apoio do PT.
O ex-presidente disse estar convicto de que o seu candidato vai superar a barreira dos 30% de votos.
— O desafio é encontrar o mote para falar com os 15% ou 20% que ainda "teimam em não votar no PT".
Mesmo com dificuldade para falar, Lula aproveitou seu discurso para agradecer aos petistas que disputaram a indicação do partido com Haddad, entre eles a senadora Marta Suplicy, um dos nomes mais mencionados no evento, mas que não compareceu.
— Você não é o meu candidato, você é o candidato que o povo de São Paulo precisa para mudar a relação entre cidade e governo.

Nenhum comentário: