quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sindicalismo de resultado.

Muito estranha a parceria da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileira) com os empresários.

 Trabalhadores confiando na FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo) que sempre esteve contra os trabalhadores? Fico muito preocupado. Os empresários devem ter liberado seus empregados mais cedo para participar desta inusitada "manifestação". Só pode. Dizem ter levado 90 mil trabalhadores? Quantos? No site da CTB não aparece uma foto que se prove a presença de 90 mil trabalhadores nas ruas. Para ser ter uma noção da minha estranheza, o Paulinho da Força Sindical, (filiado ao PDT ) sempre esteve ao lado do patronato o que não é nenhuma novidade, sempre foi aliado destes.
Não é de hoje que é um interlocutor da Força Sindical junto ao patronato. Não há mistério nisso.

O que me preocupa é a novíssima Central CTB cair numa esparrela destas. Principalmente agora que o PDT perdeu o ministro Lupi do Ministério do Trabalho, alguns velhos sindicalistas começam a mostrar suas velhas práticas. Justamente agora que a CUT fala em extinguir com o famigerado Imposto Sindical, a velha pelegada se preocupa, uma vez que poderão perder a mamata quase centenária que lhes dão sustentação. Na opinião da CUT os trabalhadores devem fortalecer seus sindicatos espontaneamente sem a obrigatoriedade de um imposto que vem de cima para baixo.

Na verdade o “exercício” da “profissão” de “sindicalista” virou meio de vida para alguns, um comércio que está passando de pais para filhos, com a omissão do Ministério Público Federal.

 Alguns destes “sindicalistas” estão no poder há mais de 50 anos. Vou dar uma pista. Verifiquem, a Contcop, Confederação dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade, ligada a uma outra Central de Trabalhadores, a UGT, ou seja, uma recente criada Central produzida em cartório. O presidente da UGT Antonio Maria Thaumaturgo Cortizo, segundo o site da Contcop, http://www.contcop.org.br, diz que o seu presidente é Jornalista e Radialista. Sabemos que há muitos anos Cortizo não vê uma lauda ou um microfone.

Cortizo foi juiz classitas do TST (Tribunal Superior do Trabalho ) e graças a isto se aposentou, recebendo quase a mesma aposentadoria de um juiz que passou para a magistratura através de concurso.

O mesmo grupo do Cortizo, não satisfeito com a direção de várias entidades sindicais fundou o Sincab, um sindicato nacional ligado à área de televisão por assinatura com intromissão também na área de telefonia. Querem representar de fato os trabalhadores ou esta militância gratuita é para arrecadar impostos sindicais de quem trabalha de fato?

Voltando a mobilização da CTB. Seus dirigentes falam no palanque que o governo precisa cortar juros, O governo está cortando. Falam em mexer no cambio. Esta proposta chega a ser hilária, pois não depende só do governo e sim da conjuntura internacional. Estamos cansados de saber que o governo está mais do que nunca empenhado em resolver a questão .

 Estes senhores precisam aprender que, na hora do prejuízo, até de uma pequena crise, certos empresários recorrem aos trabalhadores mas, na hora de distribuir seus lucros, quando não há crise, endurecem à mesa de negociação, negando os mais elementares direitos dos trabalhadores.Aliás, sempre ignoraram as principais reivindicações dos trabalhadores. Enganam-se aqueles que pensam que estes “sindicalistas” estão de fato preocupados com os destinos do país. Eu tenho uma proposta: porque não colocar no Ministério da Fazenda no lugar do ministro Mantega o Paulinho da Força Sindical ou, o presidente da CTB? Eles sabem tudo de economia...

Nenhum comentário: