quarta-feira, 4 de abril de 2012

POLÍTICA

Aprovação popular a estilo de Dilma vai a 77%

Para Confederação Nacional da Indústria, dados sugerem que presidenta ganhou pontos ao enfrentar atritos com a base aliada no Congresso

Publicado em 04/04/2012, 11:30
Última atualização às 12:35

  
São Paulo – Pesquisa do Ibope divulgada hoje (4) mostra que a aprovação popular ao estilo de governo de Dilma Rousseff foi a 77% em março, cinco pontos a mais que o levantamento anterior, publicado em dezembro. E 72% confiam na presidenta, quatro pontos a mais que a última sondagem. 
Flávio Castelo Branco, economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que encomendou o levantamento, considera que a melhoria da imagem de Dilma foi a principal variação detectada nos últimos meses. “Houve uma atuação mais clara em relação ao posicionamento de conflitos com a própria base aliada, em que mostrou firmeza na substituição de ministros. Isso deve ter passado sensação de maior firmeza, maior controle.”
Durante a apresentação do estudo, Castelo Branco enfatizou que houve crescimento à aprovação de Dilma em todas as regiões. No Nordeste, 82% consideram o estilo de governo da presidenta ótimo ou bom, crescimento de seis pontos frente a dezembro, a mesma oscilação registrada no Sudeste, agora com 75%.
Entre os entrevistados, 5% se lembraram espontaneamente de notícias sobre corrupção relacionadas ao governo, contra 28% na sondagem de dezembro. 9% das citações abordaram programas sociais voltados às mulheres e 7% se lembraram das viagens internacionais de Dilma. 39% não souberam responder.
Os pontos relativos à aprovação do governo se mantiveram altos e estáveis, com 56% de ótimo ou bom, o que sugere que a imagem da presidenta é ainda mais forte que a da gestão. Com isso, a popularidade de Dilma supera as de Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso em igual período de governo. 
58% têm expectativa de que o governo se mantenha ótimo ou bom, 25% acreditam em uma gestão de desfecho regular e 10% entendem que o balanço final será ruim ou péssimo.
Impostos (65%), saúde (63%) e segurança pública (61%) figuram entre os temas que mais preocupam a população. Houve uma queda na avaliação da atuação do governo em educação, de 51% para 47%, e agora a maioria desaprova a gestão do setor. As políticas mais elogiadas são o combate à fome e à pobreza (59%), combate ao desemprego (53%) e as políticas relativas ao meio ambiente (53%). "Sem dúvida nenhuma, o ponto básico do governo, desde Lula, é o combate à fome e à pobreza", disse Castelo Branco. 60% consideram que o atual governo é igual ao do antecessor.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 142 municípios entre 16 e 19 de março.

Nenhum comentário: