quarta-feira, 25 de abril de 2012


Jornal sem vergonha, descarado, tendencioso e partidário este O Globo.  

O Globo continua liderando nos Altos índices da Maldade, isolado no primeiro lugar à frente de todos os outros veículos. Pelo jeito, esta liderança, que vem desde que foi inaugurado persistirá por muito tempo.  

 No tempo de meu avô, jornal como este era invadido, depredado e todos os bandidos da redação, os que ficavam, eram retirados com pontapés no traseiro.

Como sempre, opinativo e nunca informativo, o Globo de hoje demonstra como se manipula uma notícia com manchete de capa: “CPI começa com 65% de governistas e relator ‘fiel’.”

No interior do jornal outra manchete em letras garrafais: - “Fiel petista à frente de CPI”.  

Estas manchetes propositais são para atingir as pessoas que não lêem os textos por inteiro e que não compram os jornais expostos nas bancas e que têm a atenção despertadas pelas manchetes. É a tática do terrorismo midiático. 

O apóstrofo no Fiel mudou o contexto da entrevista concedida pelo Deputado Federal Oldair Cunha do (PT-MG) a diversos jornais, o que indica a má-fé de O Globo.  Se fosse o deputado de partidos mais conservador a manchete seria outra.

O Globo noticia tirando o foco do principal acusado que é o senador Demóstenes Torres que pressionado pela cúpula do Democratas e por denúncias, pediu sua desfiliação do DEM  antecipando-se à decisão do partido que com certeza culminaria com sua expulsão. O senador é acusado de ser sócio do contraventor do ramo dos jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal.

O que o jornal dos Marinhos quer? Que a oposição, incluindo aí o DEM, ex-partido do futuro ex-senador Demóstenes indicasse o relator? Ou alguém do PSDB, parceiro de longa data do DEM?  Seria colocar raposa no galinheiro.

Mas, o que o Globo achou importante para colocar o apóstrofo no “fiel” na manchete de capa?

Vejamos: Para se entender melhor a questão, ainda na matéria de capa, o Globo tergiversa com as seguintes frases: “ Com 41 dos 63 parlamentares, os governistas terão o controle da CPI. O PMDB escalou políticos suplentes e inexperientes, deixando ao PT a tarefa de blindar o Planalto.” 

Uma pergunta: o Planalto esta sendo acusado de que? Porque precisaria de blindagem?

Ora, os acusados até agora, pelo menos os principais, não são do governo.

O Globo deveria descarregar suas baterias contra o senador Demóstenes e o governador Marconi Perillo (PSDB- GO) estes sim, com bastantes indícios que poderiam comprometê-los com o contraventor Cachoeira.

Por falar nisso, me causou indignação e estranheza o fato do Procurador da República Gurgel pedir ao Superior Tribunal de Justiça abertura de inquérito para investigar supostas  relações do governador  Federal, Agnelo Queiroz (PT-DF)  com o contraventor Carlinhos Cachoeira e não pediu abertura de inquérito contra Marconi Perillo (PSDB-GO) cujos indícios o comprometem com a máfia do bicheiro. 

Levando–se em conta que o inquérito sobre as operações desencadeadas pela Polícia Federal dormiu (não os sonhos dos justos), por vários meses na gaveta do Procurador Gurgel o que levou a merecidas críticas de petistas. Seria uma retaliação?

Segundo o Jornal Globo que nunca revela as fontes de suas informações, “o presidente Lula foi derrotado por não conseguir emplacar Cândido Vacareza (PT-SP) considerado mais agressivo.” 
Pergunto ao jornal onde está a fonte destas notícias? Não acredito em nada do que este jornal partidário diz se não mostrar suas fontes por questões mais que óbvias.

Mas, o que disse o jovem deputado Oldair Cunha para merecer a apóstrofe no “fiel” de matéria de capa de O Globo? O sofisma da entrevista está no que o repórter pergunta. 

O leitor desavisado, principalmente, nunca leva em consideração a real pergunta do repórter e a real relação com a resposta do interlocutor. Como verificar se as respostas condizem com o que foi perguntado? Ninguém nunca sabe, principalmente, vinda de o Globo, com sua comprovada arte maníaca de manipulação.

Segundo o Jornal: - “ o relator terá poderes para ditar o ritmo das investigações. Ao ser anunciado, ontem, já adotou um tom moderado, afirmando que as investigações serão sérias, “ doa a quem doer, mas tomou o cuidado de ressaltar que isso não significa a envolver o Governo”.

Pergunto onde está o tom moderado? 

Como destaquei acima, qual foi a pergunta que precedeu a resposta?   
Mas para mim está muito claro que o parlamentar governista só envolverá o governo se houver indícios para isso. Ou será que os jornalistas esperavam a resposta: “Vamos ferrar o Governo”?  

Meu Deus! Foi para isso que estes jornalistas estudaram tanto?
O que eles queriam?

Em outra pergunta, que ninguém sabe o teor o deputado Oldair Respondeu:

“Todos temos relação com o governo da presidente Dilma, mas temos clareza de que estamos investigando o Carlinhos Cachoeira e suas relações. Não se trata de uma investigação que, necessariamente, vá para cima do Planalto ou qualquer membro do governo. Queremos investigar o fato determinado, que originou a CPMI. Se no curso das investigações (surgirem alguns governistas), a partir dos indícios e das provas, vamos produzir investigações doa a quem doer. Vamos produzir uma investigação séria, serena e que realmente identifique esse poder paralelo que se instalou, a partir das relações do Carlos Cachoeira. - Disse Oldair negando que fará mais pelo governo do que outros petistas cotados pelo relator.  – Sou tão fiel quanto qualquer outro petista.

Não preciso explicar a má fé dos jornalistas ou talvez daqueles redatores,ou diretores do jornal que ficam esperando as matérias chegarem à redação para “mexer” nos trabalhos destes. Fico com a segunda hipótese.

Mas o que disse de errado o parlamentar do PT para o Globo sugerir que o relator “blindará” o Governo? Onde está o mínimo de resquício disso na fala do parlamentar? Será que o relator disse isso em tom de ironia devido à pergunta idiota e capciosa dos jornalistas?

O que eu sei é que o Jornal O Globo de hoje mais do que nunca está um lixo,não serve nem para limpar a latrina do Cachoeira. Inda mais sua bunda. 

Para terminar, meu protesto quanto ao pedido de abertura de inquérito no STJ formulado pelo Procurador Geral da República Roberto Gurgel, para investigar o Governador do DF Agnelo Queiroz. Quais os indícios de provas que tem o procurador para pedir a investigação?    

Em certo trecho dos diálogos interceptados pela Polícia Federal, entre os quadrilheiros do contraventor foi noticiado pelo Jornal Nacional o seguinte:
"Está escrito no resumo feito pela Polícia Federal, a que o Jornal Nacional teve acesso: Dadá diz que Zunga ligou e que o zero - um, Magrão (dá a entender, segundo o analista da PF, que é Agnelo Queiroz), quer falar com Carlinhos."

Ou seja, o "analista" da Polícia Federal não afirmou nada, "ele dá a entender", o que não é o mesmo que afirmar. Além do mais, o Agnelo não é conhecido por magrão e, o zero-um pode ser qualquer um.  As coisas poderiam ser melhores esclarecidas se investigassem os interlocutores, no caso o tal de Dadá e o outro, ao invés de posturas revanchistas.  Nota zero para o Procurador.  


Nenhum comentário: