segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O show do STF e o segundo turno

 

 
Por Altamiro Borges


Exatamente na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições municipais, o Supremo Tribunal Federal (STF) “julgou” o chamado núcleo político do mensalão pelo crime de corrupção ativa. José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram condenados sem dó nem piedade. Alguns ministros beiraram o sadismo no midiático julgamento. Agora, na semana que antecede o segundo turno, o STF “julgará” os três líderes petistas por formação de quadrilha. E ainda tem gente que acredita em coincidência! Haja ingenuidade.

A Folha tucana de sábado nem escondeu sua alegria com tamanho acaso. “À véspera do segundo turno das eleições municipais, o STF deverá julgar se o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu era o chefe de uma quadrilha montada para operar o esquema do mensalão... O crime é carregado de simbolismo e será usado por adversários dos candidatos petistas durante a campanha eleitoral neste segundo turno. A expectativa entre os ministros da Corte é que a conclusão do julgamento deste item ocorra a três dias das eleições”.

Na maior caradura, o jornal golpista da famiglia Frias ainda insiste na falácia de que “a coincidência foi um acaso... A expectativa inicial do relator da ação penal no Supremo, ministro Joaquim Barbosa, era de que o julgamento terminasse na semana anterior às eleições. Nesse caso, o tribunal definiria dias antes do segundo turno as penas impostas aos réus, inclusive se teriam de cumpri-las na cadeia. O atraso nas duas últimas sessões adiou essa discussão”. Será que ainda tem gente que acredita nesta balela?

Tudo indica que os três serão novamente condenados num grande show midiático. A Folha tucana, que fez uma capa sensacionalista e asquerosa na primeira condenação (leia aqui), usará de toda a sua criatividade maldosa para explorar o tema outra vez. A Veja soltará novos fogos de artifícios para festejar o fuzilamento dos “mensaleiros” (leia aqui). E os “calunistas” da tevê terão orgasmos múltiplos. A questão é se o eleitor cairá em mais esta manipulação midiática. A conferir no dia 28 de outubro!
.

Nenhum comentário: