quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dilma promete resolver entraves do aeroporto de Goiânia, diz prefeito

Paulo Garcia se reuniu com a presidente durante uma hora nesta quarta.
Petista deve se encontrar na próxima semana com ministros ligados à área.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), afirmou nesta quarta-feira (31) que a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a destravar as obras do aeroporto Santa Genoveva. "Ela disse que vai promover a solução definitiva e a construção do novo terminal que nós todos desejamos", relatou o petista após reunião com a presidente no Palácio do Planalto, em Brasília.

Paulo Garcia não deu detalhes de orçamentos e prazos, mas informou que, a pedido de Dilma, irá se reunir na próxima semana com ministros de áreas ligadas ao setor de infraestrutura para tratar da reforma do aeroporto. "Ela fez o compromisso conosco de assumir pessoalmente a solução para esse problema que ainda temos na cidade de Goiânia. O nosso aeroporto não atende à demanda atual", ressaltou Garcia.
saiba mais
O prefeito, que se reelegeu para mais quatro anos de mandato no primeiro turno das eleições municipais, com 57,68% dos votos válidos, se reuniu com Dilma por cerca de uma hora nesta tarde para agradecer o empenho da presidente em sua campanha.

Segundo Garcia, a estrutura atual do principal terminal aeroportuário de Goiás não é mais compatível com a demanda de passageiros.
Ainda de acordo com o petista, o número de pessoas que circulam atualmente pelo aeroporto já é maior do que a estimativa de passageiros prevista no projeto do futuro terminal, que ainda não saiu do papel.
Conforme dados da Infraero, o aeroporto de Goiânia recebeu mais de 1,7 milhão de passageiros em 2009. O complexo aeroportuário da capital está apto a operar aeronaves de porte médio, como o AirBus 320. A pista de pouso tem 2,5 mil metros de comprimento e 45 metros de largura.

Dinheiro federal
Além das obras do Aeroporto Santa Genoveva, o prefeito de Goiânia declarou que Dilma também prometeu repassar recursos federais para a construção de escolas e casas populares na capital.
De acordo com Paulo Garcia, a presidente se comprometeu a bancar 54 novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) na cidade. Em sua campanha, o petista prometeu que Goiânia seria a primeira capital do país a zerar o déficit no ensino infantil.
Para tanto, nas contas da prefeitura, o município precisará erguer 81 novas unidades educacionais. O governo federal, enfatizou Garcia ao final do encontro com a presidente, irá arcar com dois terços dos centros municipais.
“Eu já havia conversado sobre esse assunto com ela (Dilma) anteriormente à campanha. Mas ela, agora, reiterou o compromisso para que possamos cumprir essa nossa promessa de campanha”, contou Garcia.
Outro tema debatido na audiência com a presidente foi a construção de unidades habitacionais na capital goiana. O prefeito disse que Dilma se comprometeu a erguer 40 mil casas na cidade por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.

Nenhum comentário: