terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mídia rumina líquidos biliares

Depois de patinar durante 24 horas sem achar o rumo, o dispositivo midiático conservador tenta transformar o desastre ferroviário que foi a derrota em SP "numa onda oposicionista que mudou a cara do poder no Brasil", conforme a esforçada manchete da Folha desta 3ª feira. 

A manchete inclui a marca do jornalismo Folha, cada vez mais ancorado em 'pegadinhas' à altura dos petizes que brincam nesse taquinho de areia tucano. Desta vez, o jornal induz o leitor ao erro de considerar 'oposicionista' como de oposição ao governo federal e ao PT. Na verdade, trata-se de grosseira manipulação de reviravoltas locais em que oposições venceram prefeitos e seus candidatos.
Aos fatos: a) o PT foi o partido que fez o maior número de  prefeitos (15) em cidades grandes, com 200 mil a um milhão de habitantes; b) o PT vai governar 25% do eleitorado nesse segmento; c) juntos, os partidos da base federal, PMDB, PSB e PDT, fizeram outros 20 prefeitos nessa categoria das grandes cidades; d) vão governar 26% desse eleitorado. 
Os petizes da Folha & associados dedicam-se ainda a cambalhotas mentais para induzir o leitor a 'enxergar' como foi horrível o desempenho do partido, 'se excluirmos', dizem eles, a 'vitória isolada' em SP. Em eleições anteriores, o esforço era para decepar o Nordeste 'atrasado' do mapa da crescente hegemonia do PT. Agora, é a vez de seccionar a própria jugular paulistana, que reúne 6% da demografia nacional e 11% do PIB.

(Carta Maior; 3ª feira/30/10/2012)

Nenhum comentário: