terça-feira, 30 de outubro de 2012

A COMPRA DE VOTOS DERROTOU A DEMOCRACIA E O PT EM FORLALEZA

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão e toda sociedade brasileira precisam saber o que aconteceu em Fortaleza, por ocasião do segundo turno das eleições municipais desse ano. A democracia foi manchada pela Oligarquia dos Ferreira Gomes, o esquema de compra de votos denunciado pelo PT Ceará tomou conta da cidade alencarina, veja alguns comentários de eleitores ilustres:
Diego Loiola - IFCE
Bom, depois de passar a noite de ontem resguardado, resolvi desabafar um pouco. Assim como muitos eleitores de Elmano, achei este processo muito injusto. Não porque perdemos. Mas pelos fatos que se sucederam em diversas zonas eleitorais. Fortaleza virou ontem uma praça de guerra, onde o dinheiro superou militância, onde a intolerância e a omissão tomaram de conta. Por muitas vezes eu e minhas companheiras Tamára Silva, Angelina Ponte, Geyse Lima, Tainá Sousa por inúmeras vezes presenciamos a compra de votos que variava de 20 à 100 reais, a distribuição de camisas padronizadas, a boca de urna descarada e provocativa, o transporte irregular de eleitores, a distribuição de lanches, a coação da polícia e da Justiça eleitoral e as agressões sem justificativas. Fui testemunha ocular de cenas absurdas. Vi quatro companheiras sendo espancadas pela polícia. Estrangulamento, choques, cacetadas, socos, tapas, puxões de cabelo, xingamentos foram a reação dos policiais contra nossas militantes, jovens mulheres estudantes, que denunciaram um caso de transporte irregular de eleitores. Muitos policiais foram ontem omissos, coniventes e agressores. Pessoas foram arrastadas pelos braços para votarem, assim como gado. Fico com a tristeza de que perdemos. Mas nós perdemos em um processo escandaloso. A quinta maior capital do Brasil viveu um dia de eleição de cabresto, como não se via há mais de 20 anos. É o velho coronelismo que retornou. Uma pena para quem votou nulo e colaborou favorecendo uma hegemonia oligarca. Uma pena para quem foi votar e achou que o dia de ontem era mais um dia comum que não faria muita diferença em sua vida. Fico imaginando equipamentos como os CUCAs, O Vila das artes, as praças da juventude sendo geridas por Roberto Claudio. Fico imaginando os negócios e os esquemas bilionários que serão feitos durante a Copa de 2014, favorecendo grandes grupos empresariais e estoques de caixa para campanhas. Derrubar essa quadrilha agora vai ser tão complicado. Porque embora tenhamos sido aliados táticos para a derrota de Tasso Jereissati, mas o PT Fortaleza sempre resistiu ao hegemonismo dos Ferreira Gomes e cumpriu um importante papel para a esquerda no nosso estado. Os Ferreira Gomes detém agora o controle do poder econômico, midiático, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Seguiremos na resistência organizando a classe trabalhadora e as lutas populares na certeza de que dias melhores virão. Saudações a militância de luta aguerrida do PT que não se rende jamais!
De Newton Albuquerque
Pior, Iris, perdeu para a brutalidade, os maus modos, a indecência retórica, para os mais vis preconceitos, para tudo que simbolicamente lutamos durante décadas. Os Ferreira Gomes desceram aos subterrâneos da "pequena política", secretaram as mais torpes agressões e mesquinarias. A política só adquire sentido, universalidade, quando se trava no campo da estruturação do bem-comum, o que vimos é sua mais peremptória negação. É a própria lógica do privatismo, dos vínculos de família, de compadrio revelada de modo harmônico por meio do mexerico, do boato, dos golpes baixos. Agora precisamos extrair as lições disso, fazermos autocrítica por tê-los apoiado, mobilizar as bases, dentro e fora do PT, e nos prepararmos para as lutas sociais que inevitavelmente virão.
Orenilton Vidal
Roberto Claudio ganhou essas eleições da maneira mais desprezível possível, ele e seus chefes os Ferreiras Gomes, fizeram a maior derrama de dinheiro para ganhar uma eleição da história do ceará. eles se aproveitaram da pobreza que ainda existe nas periferias para comprar as consciências das pessoas de forma descarada e sem nenhum escrúpulo.
Eu moro na Granja Portugal e participo de eleições desde 1989 e nunca vi nada parecido com o que eu vi neste domingo, muita gente recebendo uma camisa amarela e 70,00 para votar e depois ficarem fazendo boca de urna nas ruas, eram distribuídos santinhos com dinheiro enrolando junto.
O caso mais gritante foi o que aconteceu na Rua 114 casa 95 na quarta etapa do Conjunto Ceará que o dono da casa estava distribuindo dinheiro para quem foi votar de amarelo. A derrama de dinheiro aconteceu durante o dia inteiro.
Enfim, cabe agora nós organizarmos uma oposição combativa para garantir as nossas conquistas que o governo do PT já nos proporcionou, assim como também denunciar as irregularidades deste governo vindouro, e se nós compararmos com forma que eles ganham a eleição com certeza vamos ter muito que denunciar.
Então é isso companheirada vamos pra cima deles, vamos OPOSIÇÃO FIRME E FORTE PARA GARANTIR AS NOSSAS CONQUISTAS . A NOSSA PREFEITA DEIXOU DINHEIRO EM CAIXA E PROJETO PRONTOS PARA AS GRANDES OBRAS NA CIDADE, E QUANDO ELE FOR INAUGURAR UMA OBRA DESSAS, ESTAREMOS LÁ PARA DIZER QUE FOI O NOSSO GOVERNO QUE PROPORCIONOU ISSO!
CABEÇA ERGUIDA COMPANHEIRADA A LUTA CONTINUA \Ô/ \Õ/
TIAGO SIMÕES
A minha maior tristeza não é ter perdido a eleição. Não é isso! A minha tristeza foi a forma como aconteceu, as práticas abominadas por uma sociedade civilizada. Por exemplo não fica evidente nessa foto que o condutor desta HILLUX PLACA HPZ 8779 entrega uma sacola de material de campanha na esquina de um colégio eleitoral na Barra do Ceará. O CIES DA LESTE OESTE.
Foram cenas como esta, que se repetia milhares de vezes nessa cidade. UMA VERGONHA! Não é curioso como vários amarelinhos(CERCA DE 150) como este na foto, foram detidos na Polícia Federal. ESSA ELEIÇÃO FOI UM ESCÂNDALO! SE ESSE PAÍS FOSSE SÉRIO TOMARIA UMA PROVIDÊNCIA.
Jorge Nobre
NÓS NÃO PERDEMOS A ELEIÇÂO, OS CORRUPTOS PLAYBOYS FILHINHOS DE PAPAI A COMPRARAM DESCARADA E OFICIALMENTE COM A FORÇA DO PODER ECONÔMICO E DA DROGA FAZENDO UM DERRAME DE DINHEIRO E DE CRACK NUNCA VISTO NESSA CIDADE ( PRÁTICA COMUM NO INTERIOR DO ESTADO DE ONDE MUITO DELES VIERAM). DINHEIRO QUE DEVERIA ESTAR MINORANDO A FOME E A SEDE DE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS DO SERTÃO. FOI UM VEXAME PARA FORTALEZA E UMA VERGONHA NACIONAL! A VITÓRIA COM A FORÇA DO POVO É NOSSA, DO LULA,DA DILMA DA LUIZIANNE.
Por: André Sabino.
Estão me perguntando se eu estou bem?!
Estou mais tranquila agora, triste com os rumos que nossa cidade tomará nestes próximos anos.
Mas, antes de tudo gostaria de parabenizar os 47% que tiveram hombridade e não se venderam a maior compra de votos das ultimas décadas numa eleição aqui em Fortaleza. O negócio foi descarado, duvido que alguém não tenha visto o mar amarelo de gente paga, vindas muitas delas do interior. A compra de votos foi feita na cara de todo mundo. Me lembrei das aulas de História da República Velha, os votos de cabrestos e currais eleitorais, pois bem, 53% dos votantes aderiram a isso, gente que não sabe o valor que tem o voto. Tanta campanha dizendo que voto não tem preço, tem consciência, mas os imbecis vendem seus votos achando que estão ganhando.
Mesmo assim, mais uma vez fico orgulhosa de ter feito uma campanha militante, não ter me vendido, fiz por amor e por ser militante de um partido, de um ideal. Fico feliz por termos saido dessa eleição com a cabeça erguida, pois diziam que o PT estava morto, que não teria 2% de votos, que a Luizianne Lins era uma derrotada. Pois, nós vencemos, apenas o que aconteceu foi a falta de escrúpulos dos Ferreira Gomes que compraram essa eleição. Agora é Trabalhar, Trabalhar e Trabalhar porq 2014 já está ai. Política é igual a vida e o sexo uma hora estamos por cima outra hora estamos por baixo! PT SEMPRE #ELMANO13DOPT.
Yasmim Antunes Torres
A exemplo dos Estados do Maranhão e da Bahia, o Estado do Ceará hoje vive um retrocesso histórico, social e político que remonta a 30, quando o Presidente Getúlio Vargas lutou bravamente pela derrocada dos coronéis do poder. A "princesa rebelde" está hoje entregue. As eleições foram bem aos moldes do interior do Estado - quem venceu foi o abuso do poderio econômico - com todas as suas mazelas, a compra de votos, um verdadeiro cabresto. O chicote está no destino, tanto do pobre, como no da esquerda, que precisa beber novamente o fel para relembrar de onde veio e de como veio! "Hasta la victoria siempre", disse o líder! Companheiros, ressurgiremos outra vez!

Nenhum comentário: