terça-feira, 24 de julho de 2012

MP tem que investigar:  por que a SABESP e a CEMIG só anunciam na imprensa demotucana

Os Amigos do Presidente Lula 

Depois que o desespero do teto de 30% dos votos bateu na campanha de José Serra (PSDB-SP), o tucano resolveu perseguir a liberdade de expressão na internet, e atacar os blogueiros que o critica.

Em 2010 ele tentou tirar blogs como este nosso do ar e não conseguiu, porque a Constituição garante que não vivemos numa ditadura demotucana.

Agora ele acionou o Ministério Público para proibir empresas estatais de anunciar nos blogs que o critica.

Vamos desenhar para o tucano entender:

As empresas estatais federais anunciam em todos os veículos de comunicação:

- na Veja (que faz campanha sistemática anti-petista);
- na Globo (que tem claro alinhamento demotucano e até encomendou um perito para tentar salvar Serra do vexame da bolinha de papel);
- na Folha de São Paulo (que já publicou ficha falsa de Dima e se recusou a publicar o documento verdadeiro do governo da Flórida que provava a associação de Verônica Serra com Verônica Dantas na empresa decidir.com);
- no Estadão (que já declarou voto em Serra);

Por isso não há motivo para deixar de anunciar em outros veículos de comunicação que tenham boa audiência como é o caso de vários blogs e portais profissionais na internet só porque tem uma linha editorial crítica aos demotucanos. 
Os alvos mais visíveis de Serra são Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, que tem carreiras jornalísticas e empresas de comunicação consolidadas, tem audiência e, mesmo tendo visão editorial trabalhista, no caso de Amorim, e social-democrata , no caso de Nassif, não são extensão de nenhum partido. Exercem sua liberdade de expressão e de imprensa, conforme suas convicções e visão política, não cabendo a anunciantes interferir na linha editorial. Se ambos tecem críticas maiores à Serra, há um grande contingente de brasileiros que concordam com este pensamento. Por que José Serra se acha no direito de bani-los do jornalismo profissional?

E o que dizer dos blogueiros da revista Veja, com vínculos carnais com os demotucanos? Por que as estatais deveriam anunciar só na Veja e não nos demais veículos de mídia com público diferente, que também são consumidores dos produtos e serviços anunciados?

Se o Ministério Público tiver bom senso, não deveria gastar o precioso dinheiro público que paga seus salários procurando pelo em ovo, pois as estatais federais anunciam em todos os veículos de comunicação, independente de tendência política. Do ponto de vista de retorno comercial é até certeza de que blogs críticos à privataria tucana tragam maior retorno comercial a estas empresas, pois seus leitores tem maior tendência a adquirirem produtos e serviços das empresas estatais, enquanto publicações neoliberais demonizam as estatais, fazendo apologia das empresas privadas concorrentes.

O que mereceria uma investigação é por que as estatais sob controle de governos demotucanos não anunciam em TODOS os veículos, independente de linha ideológica. Por que a SABESP, CEMIG e outras estatais sob controle demotucano só anunciam na velha imprensa que os bajula?

Nenhum comentário: