domingo, 22 de julho de 2012

Datafolha e a histeria de Serra

Altamiro Borges: Datafolha e a histeria de Serra 

A pesquisa Datafolha divulgada hoje azedou ainda mais o péssimo humor de José Serra. Ela só trouxe notícias ruins para o eterno candidato tucano. Ele empacou de vez nos 30% de intenções de voto. Já seu índice de rejeição no eleitorado deu um salto – pulou de 30%, segundo a sondagem de março do mesmo instituto, para 37%. Para piorar, a intenção de voto na pesquisa espontânea – que os especialistas afirmam ser o dado mais consistente para medir as tendências eleitorais – caiu de 13% para 9%.


É certo que a campanha eleitoral nem bem começou. Mesmo assim, os resultados são péssimos para o PSDB. O Datafolha sinaliza que haverá segundo turno na capital paulista, o que é desmente a bravata de líderes da direita e de “calunistas” da mídia de que a eleição seria um passeio para Serra. Na fotografia do momento, o candidato do PRB, o midiático Celso Russomanno, surge com mais chances de disputar o segundo turno. Ele aparece com 26% na pesquisa – num quadro de empate técnico com o tucano.

Na sequência surgem Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT), com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulinho da Força (PDT), com 5%. A distância entre os dois primeiros colocados e o segundo batalhão deve ser relativizada. A pesquisa aponta que Haddad ainda é desconhecido por 45% dos eleitores, enquanto Serra e Russomanno são conhecidos pela ampla maioria dos entrevistados. A pesquisa revela ainda que Lula e Dilma Rousseff serão os principais “cabos eleitorais” na eleição paulistana.

Os temores do eterno candidato tucano

As péssimas notícias do Datafolha, também apelidado de DataSerra, talvez expliquem a histeria do eterno candidato do PSDB na tarde de ontem. Ele destilou veneno contra PT, o que confirma que este é o seu maior motivo de medo e preocupação. Na maior caradura, ele acusou do partido de Fernando Haddad de praticar “espionagem”, “violação de sigilo” e “pancadarias”. Logo ele que é tão famoso por produzir dossiês falsos e por promover baixarias nas campanhas eleitorais.

José Serra também se mostrou preocupado com a campanha nas redes sociais. Afirmou que o PT sustenta uma “tropa nazista” na internet e voltou a atacar os chamados “blogs sujos”. Autoritário, o candidato tucano preferia contar apenas com a cobertura da mídia chapa-branca, que ganha milhões em publicidade do governo estadual, e que mantém vários blogueiros amestrados e raivosos.

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