terça-feira, 31 de julho de 2012

Congresso fará divulgação de salários sem nomes de servidores

Congresso fará divulgação de salários sem nomes de servidores Foto: Divulgação

Com liminares favoráveis a sindicatos, Câmara e Senado decidem fazer divulgação de vencimentos, mas sem os nomes dos trabalhadores; atentendo à Lei de Acesso à Informação, as Casas haviam anunciado que divulgariam lista nominal hoje nesta terça-feira

31 de Julho de 2012 às 16:43
Agência Brasil - Com as duas liminares favoráveis ao Sindicado dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) proibindo a divulgação nominal dos salários dos servidores da Câmara e do Senado, as duas Casas decidiram que farão a divulgação dos vencimentos, mas sem os nomes dos trabalhadores.
Atendendo à Lei de Acesso à Informação, Câmara e Senado haviam anunciado que divulgariam, a partir desta terça-feira 31, os salários de servidores e parlamentares, inclusive com os respectivos nomes. Mas na noite de ontem (30), o Sindilegis conseguiu na Justiça a suspensão da divulgação nominal.
O sindicato argumenta que a divulgação nominal fere a privacidade, a intimidade e a imagem dos trabalhadores, além de representar risco à integridade dos servidores. O presidente do Sindilegis disse que a instituição defende a divulgação dos salários, mas sem expor os nomes dos servidores.
As duas Casas foram notificadas e decidiram refazer as listas retirando os nomes dos servidores. A Direção-Geral da Câmara informou que deve colocar em seu site a nome lista dos salários dos servidores até amanhã (1º). Já o Senado não estipulou prazo para publicar os salários.
De acordo com a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, técnicos da Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) estão trabalhando para modificar os arquivos que serão posteriormente publicados no Portal da Transparência do Senado.

Nenhum comentário: