sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dilma mira montadoras: redução de IPI em carros foi para preservar empregos

O governo da presidenta Dilma está monitorando os passos da montadoras de automóveis, que ameaçam demitir trabalhadores.

Para estimular vendas, o governo concedeu redução do imposto IPI, mas com o compromisso das empresas de manter postos de trabalho, como contrapartida.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foi convocada para uma reunião com o governo, na terça-feira. A General Motors (GM) pode ser chamada antes.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, disse que os dados disponíveis no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que houve redução em torno de 400 empregos na GM no mês de julho. "O problema é que há notícias de demissão de mais 1.500 empregados, e é por isso que estamos promovendo reuniões e pedindo propostas objetivas da empresa e do sindicato, para que essas dispensas não ocorram."

A falta de responsabilidade social das empresas, que só pensam em aumentar seus lucros, sacrificando trabalhadores, pode levar o governo a dar fim à redução do IPI para esse setor. (Com informações do Estadão)

Nenhum comentário: