terça-feira, 10 de julho de 2012

Colunistas pró-condenação criticam pressão da CUT

Colunistas pró-condenação criticam pressão da CUT Foto: Edição/247

Às vésperas do julgamento do mensalão, um elemento novo surgiu: a CUT promete colocar gente na rua contra um “julgamento político”; nesta terça, veio a reação: jornalistas que também tentam ditar a agenda do STF, como Merval Pereira e Eliane Cantanhêde, condenaram a ação da CUT

10 de Julho de 2012 às 12:55
247 – O julgamento do mensalão, marcado para o dia 2 de agosto, ganhou um elemento novo: a possibilidade de que a Central Única dos Trabalhadores, ligada ao PT organize manifestações nas capitais e diante do Supremo Tribunal Federal, contra o que considera um “julgamento político”, e não técnico.
Essa possibilidade foi levantada pelo novo presidente da central, Vagner Ferreira, e reforçada pelo antecessor, Arthur Henrique, que consideram o processo uma “tentativa de golpe” contra o ex-presidente Lula.
Nesta terça-feira, veio a reação. Colunistas políticos de importantes veículos, como o Globo e a Folha, que, de certa forma, também tentam ditar a agenda do Supremo Tribunal Federal, escreveram artigos condenando a suposta tentativa de intimidação por parte da CUT.
Merval Pereira, do Globo, diz que a CUT age em sintonia com o ex-presidente Lula – e afirma que essa postura não interessa à presidente Dilma. Eliane Cantanhêde, da Folha, trata os sindicalistas como os novos “aloprados”.
Leia, abaixo, o artigo de Merval:
Pressão da CUT - MERVAL PEREIRA
A ameaça que o novo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas — o primeiro bancário a assumir o cargo —, fez ontem, em entrevista à “Folha”, de levar às ruas seus associados caso considerem que o julgamento do men-salão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi “político” e não “técnico”, é mais um dos vários movimentos de pressão que os petistas estão levando a cabo nos últimos meses.

A CUT e os sindicatos estão perdendo força no governo Dilma, que, segundo ele, tem sido “inflexível” nas negociações com os servidores federais, em greve há um mês por aumento de salários.

O ex-presidente Lula deve participar da posse do novo presidente da CUT, mas não está prevista a presença da presidente Dilma.

A ameaça, que certamente é um erro estratégico que já foi abandonado por José Dirceu, pode ser uma maneira de a CUT fortalecer os laços com o PT e forçar uma negociação em melhores bases com o governo federal.

Mas, em relação ao Supremo, o resultado deve ser o mesmo incômodo que Dirceu provocou ao conclamar a Juventude Socialista e a UNE a sair às ruas para defendê-lo no processo do mensalão.

Ameaçar o Supremo, especialmente com a truculência dos sindicalistas, não é a melhor posição para os réus, e isso os advogados já haviam prevenido a eles.

E o que seria um julgamento “técnico”? Um cujo resultado seja a absolvição de todos os mensalei-ros? E uma eventual condenação de petistas seria indicativo de que o julgamento foi “político”?

Lula teve uma trajetória interessante da sua fase de líder sindicalista até a Presidência da República. Ele defendia o fim da Era Vargas, dizia que a CLT é o “AI-5 dos trabalhadores” e ironizava Vargas como sendo o “pai dos pobres e mãe dos ricos”.

Hoje, a CLT e a unicida-de sindical (apenas um sindicato por categoria em cada município), marcos da Era Vargas, persistem e foram aprofundados com o reconhecimento das centrais sindicais e o aparelhamento do Estado, atualizando o pele-guismo e o corporativismo.

A lei sancionada pelo presidente Lula que reconhece as centrais sindicais teve um veto ao artigo que determinava ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização do imposto sindical compulsório que passaram a receber, sob a alegação de que o governo respeita a autonomia e a liberdade sindicais.

Essa é apenas uma desculpa esfarrapada, pois, na medida em que as centrais sindicais passaram a receber um dinheiro da contribuição compulsória dos trabalhadores, por força de uma decisão governamental, a independência já está comprometida.

O dinheiro é público, porque ele é tirado à força a partir de um poder que só o Estado tem. O dinheiro que o trabalhador é obrigado a dar aos sindicatos deixa de ser privado, passa a ser um imposto, afirmam especialistas.

O imposto sindical é um resíduo do sindicalismo pelego, criado por Getulio Vargas, que considerava os sindicatos como entidades “auxiliares do Estado”.

Essa verdadeira “república sindicalista” foi sendo moldada à medida que decisões ampliaram o espaço de atuação e revitalizaram as finanças do sistema sindical brasileiro.

O governo Lula passou a negociar diretamente com os sindicalistas o aumento do salário mínimo, por exemplo, antes de enviá-lo ao Congresso. Autorizou também os sindicatos a criar cooperativas de créditos.

Além disso, permitiu-lhes instituir, na reforma da Previdência Social, planos de previdência complementar. Como as regras só permitem planos de previdência fechados, os sindicatos não terão muita concorrência privada.

Uma medida em especial reforçou o poder de fogo das centrais sindicais: a autorização para que empréstimos sejam dados com desconto na folha de pagamento, com a intermediação dos sindicatos, o famoso crédito consignado.

A lei 11.648/2008 ressuscitou o papel do Estado como indutor da organização sindical, criando as centrais, que não existiam legalmente. O PT e a CUT, do deputado Vicen-tinho, aliaram-se à Força Sindical, do deputado Paulinho, do mesmo PDT do ministro do Trabalho, e aprovaram a lei a título de “reconhecimento histórico” das centrais.

Na Constituinte de 1988, o modelo sindical da Era Vargas foi superado em parte, e a associação profissional ou sindical passou a ser “livre”, determinando ainda a Constituição que “a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical”.

As centrais sindicais não faziam parte da pirâmide organizacional sindical, espelhavam uma realidade (e, sobretudo a CUT, tinham grande força de coordenar os sindicatos e a ação sindical), mas não faziam parte do arcabouço jurídico que estruturara esse modelo sindical.

Pela Constituição, o Estado “não tem de legitimar ou autorizar o funcionamento de entidades sindicais e fica-lhe vedado interferir ou intervir em qualquer organização sindical”. A “legalização” das centrais sindicais foi chamada de “pelegalização”.

É nesse ambiente que o novo presidente da CUT tomará posse, já com uma vasta agenda política que se encaixaria melhor no governo Lula do que no de Dilma.
E também o de Eliane Cantanhêde:
Central Única dos Aloprados? - ELIANE CANTANHÊDE

BRASÍLIA - Tem alguma coisa invertida nessa história: a maior central sindical do país não se mobilizou para protestar contra nenhum dos escândalos e escandalosos nacionais pós-2003 e agora fala em "ataque à democracia", ameaçando "ir às ruas" para defender os réus do mensalão. Dá para entender?

Segundo o atual presidente da CUT, Artur Henrique, "o ataque à democracia" que ocorreu no Paraguai pode se repetir no Brasil: "Ou não foi isso que tentaram neste país em 2005? Ou não tentaram depor e derrubar o presidente Lula com o apoio da imprensa?", disse ele ontem, no congresso da central. E decretou: "Não vamos permitir a volta dos tucanos, do PSDB".

Seu sucessor, Vagner Freitas, avisou, antes mesmo de assumir, que está de olho no julgamento do mensalão: "Não pode ser um julgamento político. Se isso ocorrer, iremos às ruas", disse, pronto para uma guerra, como se estivesse de dedo em riste na cara do Supremo Tribunal Federal.

São deveras curiosos esses arroubos democráticos, mas vamos ao que mais interessa: as greves. Sem falar no setor privado, os professores de universidades federais estão parados há um mês e meio e funcionários de 12 órgãos federais cruzaram os braços. Dilma acaba de mandar cortar o ponto dos faltosos. E isso não é nada, perto do que vem por aí.

A data-base de algumas das categorias mais poderosas, como metalúrgicos, químicos, petroleiros, bancários e carteiros, é no segundo semestre, a partir justamente de agosto -que vem a ser o mês do julgamento do mensalão. Vai ficar animado.

A dúvida, hoje, é se a CUT vai para as ruas a favor dos mensaleiros de Lula, contra o Supremo, ou se vai a favor dos trabalhadores, contra Dilma. Em última instância: a favor de Lula e contra Dilma?

Mensagem dos leitores do Brasil 247

  1. José Lopes 10.07.2012 às 15:56
    Articulista não! Escrevinhadores! Quem é truculento Merval? Truculenta é a fome que vocês junto com o que há de mais podre na política impingiram ao nosso povo apoiando todos os vilões da política no passado. Fome de comida, de cultura, de emprego de educação. Era o que tinha nosso povo. Se não fosse a CUT com sua "truculência" o país ainda estaria na miséria e estagnado. E o que vocês fazem nos jornais de vocês? O tal de XICO chargista do Globo, todos os dias desenha charges com os réus do suposto "mensalão" em caricatura e nus. A maior falta de respeito com aqueles que ainda não foram julgados. E, mesmo se fossem. Nada justifica, aí sim, esta truculência midiática. Assim como vocês, a CUT a maior Central da América Latina tem direito a livre expressão e juntos vamos lutar para que não haja um tribunal de exceção que não respeite as provas e as defesas dos réus. Estaremos atentos. Ah! Antes que me esqueça. Sabe o que você faz com sua Academia de letras? Isso mesmo...


  1. Emilton Xavier 10.07.2012 às 14:34
    Eles, os "formadores de opinião" podem pressionar o STF, mas outros não podem! Os leitores desses tipos de colunistas devem ter cabeças tão ocas ou são tão tendenciosos quanto eles. Os colunistas da grande imprensa acham que as instituições são os quintais deles. Portanto podem dizer o que quiserem. Eu tenho o direito, como cidadão, de pressionar o STF, por meio de e-mail pedindo que três dos Ministros sejam impedidos de julgar os mensaleiros: Toloffi, Gilmar e Peluso. Tenho o direito de pressionar o STF para que seja dada prioridade não só ao mensalão do PT, mas ao mensalão do DEM e a privataria tucana. É disso que precisamos discutir, os por quês que os colunistas da grande imprensa protegem os partidos direitistas e atacam os de esquerda.

    1. Alagoano com orgulho 10.07.2012 às 13:27
      leandro-SEU OTÁRIO, EXISTE PREMIO MAIOR DO QUE O TITULO DE MAIOR PRESIDENTE QUE UMA NAÇÃO COMO O BRASIL JA TEVE, PORRA SÓ UM JUMENTO ACHARIA QUE UM NOBEL OU UM KLUGE É MAIOR QUE UM PREMIO DESSE. DAQUI A 500 ANOS OS LIVROS DE HISTORIA DO BRASIL AINDA FALARÁ DE LULA COMO O PRESIDENTE QUE MUDOU O BRASIL PARA MELHOR, ENQUENTO QUE FHC SERA CITADO COMO O MAIOR PRIVATEIRO DO BRASIL. VAI ETUDAR OTÁRIO.

      1. Arthur 10.07.2012 às 13:14
        Por que só os 'colonistas' do PIG podem pressionar a favor de um julgamento político e condenação sumárias do réus ? Porque assim reza a cartilha do PIG.

      2. Henrique 10.07.2012 às 13:02
        Há trouxas raivosos que não acreditam nisto: - Em 1995, FHC assim que assumiu a presidência da república, EXTINGUIU a Comissão Especial de Investigação. FHC baixou um decreto extinguindo a chamada Comissão Especial de Investigação, instituída pelo antecessor, presidente Itamar Franco, que, composta por representantes da sociedade civil, tinha o objetivo combater a corrupção. - Seis anos mais tarde, em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, o FHC conseguiu desviar a atenção da sociedade criando uma tal Controladoria-Geral da União, que se notabilizou por abafar as denúncias que motivaram sua criação.

        1. Henrique 10.07.2012 às 12:52
          Por que o mensalão do PSDB se arrasta e a mídia não cita nada? O MENSALÃO TUCANO: Referência: Inquérito nº 2280-2/140-STF - Relatório entregue em 04 de julho de 1998, ao STF, pelo Delegado de Polícia Federal Luiz Flavio Zampronha de Oliveira. Será que ainda não deu tempo para a mídia corrupta 'ditabrândica' e aliada ao crime organizado FAZER ESTE JULGAMENTO?


          1. ADRIANA 10.07.2012 às 12:39
            francamente não sei de que vive esses colunista de merda pra se sustentarem e viverem como se suas fofocas fosse um trabalho digno vão cuida da vida de vocês,olha que o Botox já ta com preço de validade vencida viu Cantanhede por que não vejo que ele tá fazendo efeito nenhum na sua cara de pau, bruxa... sera que tá´subido pro cérebro dessa fofoqueira? .E alguém ai manda o merdal apanha a merdal apanha a merda que ele fess? esse cagão só fala merda.
          2. Henrique 10.07.2012 às 12:37
            Quando FHC fez o maior aparelhamento do estado no Brasil - e emenda da reeleição a R$200.000, por voto, eu não vi nenhum IMORTAL e nenhuma COLUNISTA DA DITABRANDA condenarem esta ação!?
          3. Henrique 10.07.2012 às 12:35
            Quando FHC disse: "EU TRAÍ OS ANSEIOS DA PÁTRIA".(Revista Piauí/agosto/2007), eu não vi nenhum IMORTAL e nenhuma COLUNISTA DA DITABRANDA condenarem esta ação!?
          4. Henrique 10.07.2012 às 12:30
            Eis aí dois amestrados da mídia corporativa. Um, com um único livro sem conotação literária nenhuma, é imortal. A outra, com sua ditabranda, fala, fala, fala muito e não consegue dizer nada. Mas tem uma qualidade sim: SÃO AMESTRADOS DA IMPRENSA(?) CORRUPTA E GOLPISTA.
          5. Limarco - Marco A Lima 10.07.2012 às 12:27
            Claro e evidente que um partido que trás idéias ligadas ao social, não terá a simpatia da grande mídia, que incessantemente desqualificam os partidos como o PT e o PSOL . Quem lê nossos jornais, acaba achando que a corrupção foi inventada pelo PT, fazem o leito esquecer as mutretas das privatizações, reeleição de FHC, Banco Central, sequer consegue levar adiante qualquer dessas hipóteses. Àqueles escândalos o esquecimento. Aliás ouvi há anos Fausto Wollf dizer: "Escândalo é criança passar fome no Brasil". Não pensem que não quero o julgamento do chamado Mensalão, todos querem, o STF está lá para isso, mesmo com as janelas quebradas.




Nenhum comentário: