terça-feira, 5 de junho de 2012

PDVSA e Petrobras voltam a discutir Refinaria

PDVSA e Petrobras voltam a discutir Refinaria 

Extraído do Brasil 247.

Recomendo.

PDVSA e Petrobras voltam a discutir Refinaria Foto: Petrobrás/Divulgação

Estatal venezuelana retomou as conversas com a empresa brasileira para formalizar sociedade no projeto desenvolvido no Complexo de Suape, em Pernambuco; as duas partes acordaram que os estrangeiros têm até o dia 30 de setembro para entregar todas as garantias exigidas pelo BNDES 

05 de Junho de 2012 às 16:14
Leonardo Lucena _PE247 – A Petrobras voltou a conversar com a venezuelana PDVSA sobre a possibilidade de reativar a sociedade no projeto da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. As duas partes acordaram que a estatal estrangeira tem até o dia 30 de setembro para entregar todas as garantias exigidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que a formalizaria como acionista do empreendimento. Porém, para ingressar no negócio, os venezuelanos precisam realizar o pagamento de R$ 10,4 bilhões, referentes a 40% do total do projeto.
As exigências a serem cumpridas ainda não foram disponibilizadas, porque ambas as empresas estão na fase de consulta prévia.
Por conta de morosidade em firmar definitivamente um acordo entre a Petrobrás e a PDVSA, as obras da Refinaria Abreu e Lima – hoje com 58% de conclusão - estão atrasadas, com previsão de término para 2014, contando com cerca de 40 mil operários atualmente. A estimativa inicial era de que o empreendimento seria finalizado em 2010.
A refinaria terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 11% da produção de refino no Brasil. E 70% da carga petrolífera servirá para converter este combustível fóssil em óleo diesel, importado pelo país. Quantos aos empréstimos, até agora já foram liberados um aporte de R$ 9,9 bilhões pelo BNDES.

Nenhum comentário: