quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lula na inauguração do ônibus Ligeirão no Rio, com 1 hora a menos na viagem

O presidente Lula, convidado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), participou da viagem inaugural do corredor expresso de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), já apelidados de "ligeirões" pelos cariocas, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

O corredor vai reduzir em uma hora do tempo de viagem, segundo previsão da prefeitura, beneficiando cerca de 120 mil pessoas por dia. Tem 56 km de pistas exclusivas, com obras viárias para reduzir o tempo. O trajeto completo que demorava quase 2 horas, será reduzido para 52 minutos.

Lula discursou para uma plateia formada por operários das obras e moradores. Foi aplaudido diversas vezes por centenas de pessoas, inaugurou o túnel da Grota Funda que recebeu o nome do ex-vice José Alencar e andou no novo ônibus articulado, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca.

Nessa etapa inicial são abertas 9 estações, com uso de bilhetes e catracas semelhantes ao funcionamento do metrô, e 11 ônibus articulados com capacidade para 140 passageiros por viagem.

O "ligeirão" vai tirar de circulação 26 linhas convencionais, gradualmente, sem prazo definido ainda, para não prejudicar os atuais passageiros.

Nos próximos dois meses, o "ligeirão" funcionará em fase de testes, em horário reduzido, e após esse período entrará em funcionamento pleno.

Essa linha é um dos vários BRT`s que estão sendo implantados no Rio.

Curitiba foi a primeira cidade a implantar esse sistema com sucesso. São Paulo tinha projetos semelhantes desde o governo da ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP), mas não foram tocados pelos sucessores José Serra e Kassab.

Abaixo, vídeo institucional do Ligeirão Transoeste:

Nenhum comentário: