quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Jandira Feghali externa solidariedade ao ex-presidente Lula

Nesta quinta-feira (13), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) discursou em Plenário sobre acusações sem provas contra o ex-presidente Lula e reafirmou a Constituição para julgamento dos mandatos de deputados envolvidos no escândalo do mensalão.


Acompanhe as palavras da parlamentar:

"Quero cumprimentar a Presidência da Casa e aproveitar este breve pronunciamento para iniciar, reafirmando um valor que acho fundamental para a sociedade brasileira: a democracia. E parto me posicionando clara e convictamente ao lado do presidente Marco Maia, quando reafirma a Constituição brasileira, na defesa da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, neste confronto — vamos dizer assim, já que falta palavra melhor —, com a posição assumida por alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lamento profundamente que o STF negue a Constituição brasileira, quando o seu papel principal é defendê-la e preservá-la. A sociedade brasileira não quer e não deseja essa crise entre Poderes. Aliás, se há algo que preserva a democracia e a sociedade brasileira é preservar exatamente os pilares fundamentais da democracia e da Constituição.

Portanto, quando o presidente Marco Maia preserva a Constituição, reafirmando que cabe a este Parlamento a palavra final sobre o mandato de parlamentares, a Câmara tem que, unânime e suprapartidariamente, manter e sustentar essa posição. Então, parabenizo esta posição do presidente desta Casa e quero lamentar a posição de alguns ministros do Supremo, inclusive a do seu presidente, Joaquim Barbosa.

Aliás, quero especialmente lamentar a posição do ministro Joaquim Barbosa, que ontem naquele triste episódio projetado pelo jornal O Estado de São Paulo, não age com cautela e vai a uma entrevista e diz sobre um suposto vazamento, que ninguém sabe qual é, de um depoimento feito na chamada delação premiada ao Ministério Público Federal. E, ainda por cima, libera informações à mídia de um condenado, aliás, o condenado de maior pena pelo Supremo Tribunal Federal no chamado episódio mensalão. E, desta forma, valoriza aquele depoimento de um homem sem nenhuma credibilidade, para atingir a imagem do ex-Presidente Lula. Ele, como juíz, como ministro, como presidente daquela Corte, não pode se posicionar políticamente. Ele tem que aguardar a denúncia do Ministério Público chegar para analisar tecnicamente e só aí se posicionar como um juíz.

Quero dizer com muita tranquilidade, como dirigente do Partido Comunista do Brasil, como militante de esquerda, como militante da democracia brasileira, como parlamentar eleita, que precisamos reagir a essas tentativas permanentes de atingir aquele que foi o Presidente da República do País, que, como disseram vários aqui, é um patrimônio da nação brasileira, para sustentar a alternativa de um projeto político que não sabemos qual é. Aonde vamos chegar com essa tentativa permanente de agredir a democracia brasileira?

Foi muito chocante o que vimos ontem. Um homem sem qualquer credibilidade, num suposto vazamento absurdo, feito sei lá por quem, e com uma reação política do presidente do Supremo Tribunal Federal.

Isso é inaceitável, presidente. Minha solidariedade a Marco Maia e minha solidariedade ao ex-presidente Lula.

Obrigada, Presidente."
Fonte: Portal SigaJandira.com.br

Nenhum comentário: