segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bispo Pedro Casaldáliga tem de deixar sua residência em São Félix do Araguaia por sofrer ameaças

D. Pedro Casaldáliga durante entrevista exclusiva ao QTMD? Foto: Ana Helena Tavares
D. Pedro Casaldáliga durante entrevista exclusiva ao QTMD? Foto: Ana Helena Tavares
O religioso, de 84 anos e que sofre de Parkinson, vem há 40 anos lutando pelos direitos dos povos indígenas Xavante no Brasil
Matéria do jornalLa Vanguardia”, de Barcelona, publicada em 08/12/2012 
Tradução livre do original em língua castelhana para língua portuguesa feita por Rafael Oliveira do Prado para  o siteQuem tem medo de democracia?
Barcelona (da Agência Catalã de Notícias – ACN). – O bispo Pedro Casaldáliga, de 84 anos, se viu obrigado a deixar sua residência em São Félix do Araguaia e se refugiar a mais de mil quilômetros de distância por recomendação da Polícia Federal brasileira. O motivo foi a intensificação das ameaças de morte feitas contra Dom Pedro Casaldáliga nos últimos dias, as quais recebe em função do seu trabalho de mais de 40 anos em defesa dos direitos do povo Xavante.
A produtora “Minoria Absoluta”, que trabalha em uma minissérie sobre o religioso, foi uma das que denunciaram a situação. O fato de que o governo brasileiro tenha decidido tomar as terras (sic) dos “fazendeiros” (aspas no original) para devolvê-las aos indígenas, legítimos proprietários, agravou o conflito.
De fato, a produtora afirmou que a equipe que rodava a minissérie teve que modificar seu plano de trabalho. Concretamente, e por recomendação do governo brasileiro, a equipe teve que atravessar a floresta e fazer um trajeto de 48 horas de duração para evitar a zona de conflito.
Casaldáliga se converteu em um alvo para os “invasores” (aspas no original) que se apropriaram fraudulentamente da Terra Indígena (T.I.) Marâiwatsédé do povo Xavante. O bispo, de 84 anos e que sofre de Parkinson, trabalha há anos pelos povos indígenas e seus direitos fundamentais na prelazia de São Félix e se transformou na imagem internacional dessa causa.
Os latifundiários e os colonos que ocuparam fraudulentamente e mediante violência as terras (indígenas), serão despejados em pouco tempo segundo uma Ordem Ministerial que está por ser executada há mais de 20 anos. Segundo a Associação Araguaia com Casaldáliga informou em uma carta, o bispo se vê obrigado a pegar um avião escoltado pela polícia, e atualmente se encontra na casa de um amigo, o qual tem sua identidade e endereço mantidos em segredo por razões de segurança.
“Sentimo-nos plenamente identificados com a defesa da causa indígenas sempre levada adiante pelo bispo Pedro e pela Prelazia de São Félix” (aspas no original), disse a nota da Associação, que exorta à comunidade internacional a velar pela segurança de Casaldáliga e os direitos do povo Xavante.
Através do Twitter circulou o comunicado de apoio do Conselho Indígena Missionário (CIMI) – organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) –, assinado por associações e entidades vinculadas à luta dos povos indígenas e aos direitos humanos.
Nota do QTMD? (atualizada em 9/12/12, às 17:45, por Ana Helena Tavares): A agência EFE informou que, em entrevista à rádio Catalunha, Glória Casaldáliga, sobrinha do bispo, afirmou ter conversado ao telefone com ele ontem à tarde. Segundo ela, ele está “bem e tranquilo”. Quem o conheceu pessoalmente, quem viu o brilho em seu olhar e apertou suas mãos, imagina que esteja mesmo, pois é um homem que traz a paz dentro dele. Ficamos mais tranquilos com a notícia, mas o fato de ele ter tido que sair de casa permanece vergonhoso para o Brasil. Seguiremos acompanhando essa situação que escancara o atraso em que nosso país se encontra nas questões indígena e agrária. Que bom seria viver num mundo em que homens como D. Pedro ganhassem o Nobel da Paz.

Nenhum comentário: