quinta-feira, 12 de julho de 2012

A diretora de Prevenção da Corrupção, da Controladoria-Geral da União (CGU) fala sobre a Lei de Acesso

Diretora da CGU fala sobre Lei de Acesso durante congresso de jornalismo
A diretora de Prevenção da Corrupção, da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira, apresenta, neste sábado (14), em São Paulo, durante o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, um balanço das primeiras semanas de vigência da Lei de Acesso à Informação Pública. Ela fará palestra em painel do qual participará, ainda, Guilherme Canela, da Unesco. O evento, que começou nesta quinta-feira (12), é organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A Lei de Acesso à Informação Pública, em vigor desde o último dia 16 de maio, garante a qualquer pessoa acesso a documentos e informações produzidas ou custodiadas por órgãos públicos, em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e níveis de governo (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), desde que não estejam classificadas como sigilosas. 

Além da referida lei, o congresso também terá palestras e workshops sobre jornalismo online, megaeventos esportivos, eleições e, principalmente, sobre a questão da violência contra jornalistas. Somente no primeiro semestre deste ano, segundo várias associações ligadas à defesa da imprensa, pelo menos quatro jornalistas foram mortos no Brasil em decorrência do exercício da profissão. Os motivos da morte de outros dois jornalistas ainda não foram devidamente apurados.

Entre os palestrantes e debatedores, estarão o repórter Leonêncio Nossa, do jornal O Estado de S. Paulo, autor do livro “Mata!”, sobre a Guerrilha do Araguaia; o colunista José Roberto de Toledo; João Paulo Charleaux, da ONG Connectas; o inglês Rodney Pinder, do International News Safety Institute; o americano Frank Smyth, da Global Journalist Security; o jornalista americano David Carr, do The New York Times; e o jornalista Rosenthal Calmon Alves, diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

O evento será realizado em São Paulo, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.


Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: