quinta-feira, 14 de junho de 2012

Do Jornal do Brasil


Prefeito e presidenta Dilma inauguram o Pavilhão Brasil no Parque dos Atletas 


O prefeito Eduardo Paes, a presidenta Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral participaram nesta quarta-feira(13), da inauguração do Pavilhão Brasil, montado no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, para a Rio+20. Dividido em cinco estandes, o espaço mostrará um pouco da cultura e tradições brasileiras aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e também abrigará estandes com exposições dos outros países participantes do evento.
Durante a inauguração a presidente Dilma Roussef falou sobre o significado do Pavilhão Brasil para a Rio+20.
"Esse pavilhão vai mostrar aos brasileiros e ao mundo um pouco do que o Brasil tem feito pelo desenvolvimento sustentável ao longo dos últimos anos. Aqui vamos apresentar exemplos de como o Brasil cumpre os seus compromissos e como consideramos a sustentabilidade o eixo principal do desenvolvimento ", disse a presidente.
O Pavilhão Brasil exibirá mostras sobre programas do governo brasileiro e os desafios para o futuro do país. O objetivo é divulgar políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. O espaço reunirá destaques da evolução do Brasil desde a Rio-92 e apontará os desafios para os próximos anos.
Dilma lembrou também os números positivos que o país vem registrando na área de sustentabilidade.
"Desde 2004 nosso desmatamento diminuiu 77%, tendo registrado o seu menor índice este ano. Além disso, respondemos por 75% das áreas de preservação ambiental criadas no planeta desde 2003. Temos também 45% da nossa energia decorrente de fontes renováveis – afirmou Dilma. É possível fazer um país crescer respeitando o meio ambiente. Com esse evento hoje, 20 anos depois da Rio-92, vamos dar um recomeço a esse processo.O espaço em volta do pavilhão terá ainda quatro áreas de exposição de programas de inovação, tecnologia sustentável e inclusão social, como o programa “Minha Casa, Minha Vida” e os programas “Água Doce” e “Cultivando Água Boa”, além da Feira da Sociobiodiversidade. Detalhes sobre os projetos e conteúdos exclusivos poderão ser acessados por smartphones por meio de QR Codes.", finalizou.
Inaugurado em agosto do ano passado, o Parque dos Atletas foi construído pela Prefeitura do Rio em uma área de 123 mil metros quadrados para servir como espaço de lazer para os competidoresdurante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Site da Prefeitura do Rio

Nenhum comentário: