quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ibope 2o. turno: Haddad 30% x 39% Russomanno ou Haddad 38% x 31% Serra

A simulação de segundo turno do Ibope demonstrou mudança brusca no cenário, e Haddad já desponta como o único candidato competitivo para vencer Russomanno.

Haddad 30% x 39% Russomanno
Haddad 38% x 31% Serra
Russomanno 46% x 28% Serra

A diferença de Haddad para Russomanno, que já foi de 25 pontos, caiu para apenas 9 pontos.

Isso significa que Haddad passou a ser um forte candidato no segundo turno. Pois 9 pontos entre dois candidatos, basta um ganhar e outro perder 4,5 pontos para virar. Isso é bastante factível em um segundo turno onde o embate é direto. Principalmente considerando que Haddad é menos conhecido.
O maior desafio é atravessar a campanha de baixarias de José Serra para chegar ao segundo turno. Esstá nas mãos da militância e da mobilização fazer a diferença. Eu acredito que se todo mundo arregaçar as mangas, Haddad chega com mais de 5 pontos de diferença sobre Serra.

Para a turma de José Serra o cenário é sombrio. Na simulação de segundo turno com Russomanno, o tucano ficaria 18 pontos atrás. No caso de Serra seria derrota na certa pois sua rejeição é enorme, e é o candidato da continuidade de Kassab, quando a população quer mudar.
O Ibope repetiu o fenômeno no Datafolha, de difícil explicação, onde Haddad aparece com 7 pontos na frente de Serra na simulação do segundo turno, apesar de aparecer empatado no primeiro turno.

Leia também:
- Ibope mostra Haddad e Serra empatados. É hora de mostrar nossa força e desempatar.

Nenhum comentário: