sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Evangélica denuncia compra de votos de fiéis para Russomanno

A paulistana Regiane Brito, de 22 anos, deu um depoimento explosivo no início da tarde desta sexta-feira (5). Ex-obreira da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), ela deu uma pista que pode revelar de que forma o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, conseguiu tantos votos nas pesquisas. Os chamados obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) têm a missão de obter pelo menos 10 votos de fiéis em troca de benefícios para a construção de templo da igreja.



“Eles estavam usando da boa vontade, da fidelidade das pessoas à igreja para conseguir votos para o Russomanno. Existe um trabalho chamado Obreiros, de pessoas que fazem voluntariamente lá. Eu era obreira há oito anos, e estou há nove anos na igreja [Universal]. Eles sempre apoiaram vereadores e no Rio apoiaram o Marcelo Crivela. Nessa campanha de agora, eles chamaram um grupo de obreiros que tinha uma meta de conseguir 10 votos para o Russomano. Eles davam panfletinho, com nome, telefone e endereço das pessoas que eles iam conseguindo. E durante a semana os obreiros tinham que ligar para confirmar o voto e reforçar o porquê que a igreja estava apoiando o Russomanno", declarou Regiane em entrevista gravada pela PosTV, uma rede de comunicadores independentes que ajuda a divulgar o "Festival Amor Sim Russomanno Não".

Obreiro ou obreira é uma pessoa nomeada pela igreja com a finalidade de "servir no reino de Deus", tornando-se uma espécie de auxiliar do pastor e, em alguns casos, é vista como uma autoridade espiritual.

A TV independente afirma ter sido procurada pela ex-obreira e ter checado as informações básicas sobre a ligação de Regiane com a Iurd. Não foi revelado, no entanto, nomes de pastores ou pessoas ligadas à igreja que teriam dado a orientação.

Segundo a PosTV, uma amiga de Regiane é quem teria ouvido falar no Festival e recomendado à amiga que estava aflita com o fato a que procurasse os organizadores. O evento acontecerá às 20h desta sexta-feira (5), na Praça Roosevelt, região central da capital paulista.

Ainda de acordo com a entrevista dada por Regiane, o argumento principal utilizado pelos obreiros era de que Celso Russomanno contribuiria com a construção do templo que está sendo erguido no Brás, o de Salomão.

Caso comprovado, trata-se da prática de compra de votos, segundo artigo 299 do Código Eleitoral: "Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita".

Questionada sobre o que teria motivado a ex-obreira, ela respondeu: "Eu sinto ânsia agora dessa manipulação, desse monopólio que estão construindo. Falando de Igreja, criticam a Igreja Católica que forma monopólio, mas eles estão construindo também um monopólio, só que de forma silenciosa. É claro que o plano deles é chegar numa presidência, por exemplo, mas para beneficiar a igreja. Não a favor das massas".

Ela disse, também, que estava se sentindo "um fantoche, uma marionete". De acordo com seu depoimento, uma das formas de fazer com que o fiel guardasse a indicação de Russomanno era relacionar o mesmo ao Salmo 10, número do candidato do PRB. "O Salmo 10, fixa isso na sua cabeça, é um jogo de mensagens subliminares", contou Regiane.

"Qual leão no seu covil, está ele de emboscada num lugar oculto; está de emboscada para apanhar o pobre; apanha-o, colhendo-o na sua rede", diz um trecho do Salmo 10.

O Vermelho procurou a Iurd para confirmar as informações, mas até o fechamento da matéria não houve retorno. Já a campanha de Celso Russomanno não vai se posicionar. "O Russomanno [candidato] não comenta mais religião na campanha", declarou sua assessoria de imprensa.

O candidato vem liderando as pesquisas de intenção de voto na cidade. Nas últimas duas semanas, no entanto, vem caindo, chegando a perder mais de um quarto de seus eleitores. Foi de 35%, na pesquisa de 18 e 19 de setembro, para 25% na última rodada do Datafolha, finalizada na quarta-feira (3).

Confira a íntegra da entrevista abaixo, que foi divulgada nas redes sociais na internet. Também é possível acompanhar a PosTV durante o "Festival Amor Sim Russomanno Não" pelo link http://www.postv.org/.



Deborah Moreira
Da Redação

(atualizada às 16h38 em 5/10/12)

Nenhum comentário: