quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Debate: Serra usará falhas do Enem e Haddad, “abandono” da Prefeitura pelo tucano

POR MARINA DIAS
 
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo terão, na noite desta quinta-feira (18), na Band, o primeiro embate direto do segundo turno. Para o debate às 22h15, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) preparam dados sobre suas realizações e documentos que as equipes garantem ser "somente para casos extremos", com acusações de ambos os lados.
 
Serra seguirá a linha de seu programa de rádio e TV. Irá se apresentar como o melhor gestor e destacar a "inexperiência" de Haddad. Para isso, fará uso de números que, segundo ele, mostram a queda do desempenho da educação brasileira no período em que o petista esteve à frente do MEC e falará sobre os problemas ocorridos na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), também na época em que Haddad era ministro.
 
"Queremos fazer um debate propositivo, falaremos das realizações de Serra como governador do Estado e como prefeito de São Paulo e o que ele pode fazer na educação, com escolas de ensino técnico, na saúde e nos transportes", afirmou a Terra Magazine Edson Aparecido, coordenador-geral da campanha tucana.
 
Já o PT apostará na crítica mais dura à gestão de Gilberto Kassab (PSD), com o objetivo de colar a imagem de Serra à do atual prefeito. Além disso, Haddad abordará a ideia de que Serra não cumpriu o mandato quando foi eleito prefeito de São Paulo em 2004, deixando o cargo para concorrer ao governo do Estado, em 2006.
 
A equipe de petista também prepara o candidato para responder a perguntas sobre o julgamento do Mensalão, com início em 2 de agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a aliança com o PP de Paulo Maluf, entre outras questões que, garantem os petistas, serão levantadas por Serra, além das propostas de Haddad para a cidade.
 
As duas campanhas acreditam que a linha não deve ser muito ofensiva. Pesquisas qualitativas feitas por tucanos e petistas mostram que o eleitor não gosta de debate agressivo, repleto de ataques e ofensas, mas também não aceita bem acusações sem resposta.
 
Para isso, os dois coordenadores de campanha têm a mesma teoria: "Se vierem ataques, responderemos à altura", disseram o tucano Edson Aparecido e o petista Antonio Donato, coordenador-geral da campanha de Haddad. 
 
Pesquisa
 
Na noite de quarta-feira (17), pesquisa do Ibope, feita sob encomenda da TV Globo, mostrou Haddad com 49% das intenções de voto contra 33% de Serra. O petista ampliou a vantagem de onze para 16 pontos percentuais em relação ao tucano, que antes tinha 37%. Em termos de votos válidos, Haddad tem 60% e Serra, 40%.

Nenhum comentário: