quinta-feira, 19 de julho de 2012

Teresina: Promotora que orientou candidato a prefeito tucano renuncia

O pedido foi enviado ao procurador regional eleitoral do Piauí, Alexandre Assunção e Silva, que pode solicitar um novo promotor, ou rejeitar o pedido.

A promotora da 1 ª Zona Eleitoral de Teresina, Myrian Lago, solicitou à Procuradoria Regional e ao Ministério Público Estadual seu afastamento das atividades na Justiça Eleitoral. Antes de assumir o cargo, ela conversou através de seu perfil no Twitter com o candidato do PSDB a prefeito de Teresina, Firmino Filho, orientando que ele excluísse de seu slogan de campanha a frase “Teresina mais humana, justa e fraterna”, por considerá-la repetitiva e antiga. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19) pela coluna Panorama Político, de Ilimar Franco.
Ela também criticou o candidato do PT a prefeito, Wellington Dias, com comentários na rede social. Myrian Lago disse que pediu afastamento do cargo diante da polêmica que envolveu seu nome.
- Mesmo não sendo verdade que beneficiei partido político ou candidato, saio para evitar especulação diante do processo de impugnações de candidaturas - afirmou Myrian Lago.
Ela disse também que tomou a decisão para preservar sua imagem e a do Ministério Público, e declarou ainda que “quer a Justiça com transparência”.
O pedido foi enviado ao procurador regional eleitoral do Piauí, Alexandre Assunção e Silva, que pode solicitar um novo promotor, ou rejeitar o pedido.
O candidato do PT à Prefeitura de Teresina, Wellington Dias, afirmou que a promotora da 1ª Zona Eleitoral de Teresina atuou como assessora do candidato do PSDB à Prefeitura Municipal, Firmino Filho. O petista informou que está solicitando à Justiça o afastamento de Myrian Lago do cargo. A promotora pediu a impugnação da candidatura de Wellington Dias, alegando que ele estaria incluído na Lei da Ficha Limpa.
-Ela não pode ser isenta, por essas características. Eu quero respeitar e tenho todo o respeito e carinho ao Ministério Público, pelos juízes e desembargadores e todos os que compõem a Justiça, mas também quero ser respeitado como cidadão. Quero um processo limpo e democrático - disse o candidato.
Oito dias antes de Myrian Lago entrar com ação solicitando cassação do registro de candidatura de Wellington Dias, ela conversou com o candidato do PSDB através da internet, orientando-lhe sobre utilização de discursos que ela julga inapropriados a Firmino Filho. “@firmino_filho Eu excluiria as expressões “Teresina mais humana, justa e fraterna”. Considero repetitivo e antigo, foi muito usado antes”. O candidato do PSDB admite a possibilidade de acatar as dicas da promotora e, através da mesma ferramenta virtual, responde e pergunta “@Myrian Lago OK! Sugestões? Myrian Lago publicou a resposta imediata: “@firmino_filho Vou pensar”.
Para a equipe do candidato do PT, a solução prometida por Myrian Lago veio em forma de pedido de impugnação da candidatura de Wellington Dias.
(Agência Globo)

Nenhum comentário: