segunda-feira, 16 de julho de 2012

Após golpe, cresce a popularidade de Lugo no Paraguai

 Uma pesquisa de opinião pública encomendada por meios de comunicação favoráveis ao atual governo comandado por Federico Franco, reconheceu nesta segunda-feira (16) a popularidade majoritária do destituído presidente Fernando Lugo.


A pesquisa, realizada pela empresa Ati Snead Consultores e encomendada pelos meios Ultima Hora, Telefuturo e Radio Monumental, com linha editorial favorável ao presente Executivo, realizou-se entre os dias 3 e 10 deste mês.

Seus resultados, publicados no jornal, demonstram que 58% das pessoas consultadas qualifica de muito boa ou boa a imagem do mandatário constitucional destituído do poder depois de um julgamento político realizado pelo Congresso. Federico Franco tem a aprovação de 46% dos paraguaios. 

Não se trata do único dado que favorece a Lugo na pesquisa publicada nesta segunda-feira (16), apesar dele estar fora do poder e ser alvo de uma ampla campanha de propaganda negativa na maior parte dos meios de comunicação.

Assim, enquanto que 48% dos cidadãos interrogados sobre o tema disseram que a imagem de Franco é má ou muito má, dita cifra se reduz a 7% no caso de Lugo.

Outro dado interessante é que 55% dos participantes da pesquisa têm pouca ou nenhuma confiança no governo de Franco, cifra considerada bastante alta.

Como dado curioso, a informação publicada indicou que 56% aprovaram a realização do julgamento político contra Lugo, o que parece contradizer o nível de 58% de aprovação pessoal que lhe atribui a mesma pesquisa.

De acordo com os dados, para chegar às conclusões até agora publicadas, a empresa consultou um universo de mil 800 pessoas, maiores de 18 anos, inscritas no registro eleitoral e residentes não só na capital do país senão em outros oito estados do Paraguai.

Com Prensa Latina

Nenhum comentário: