terça-feira, 29 de maio de 2012

PGR repassa representação da oposição contra Lula

De G1

PGR enviará representação contra Lula para a primeira instância

Oposição encaminhou a procurador-geral pedido de investigação.
Segundo 'Veja', Lula pressionou ministro do STF para adiar mensalão. 

Fabiano Costa
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou nesta terça (29), por meio da assessoria do órgão, que não é da competência dele analisar o pedido da oposição para que investigue a suposta pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de adiar o julgamento do mensalão pelo STF.
O encontro entre Lula e Gilmar Mendes em que teria ocorrido a suposta pressão foi revelado na edição do último final de semana da revista "Veja". Mendes disse que conversou com Lula sobre mensalão durante o encontro. O ex-presidente afirmou que o sentimento que teve foi de "indignação" com a versão do encontro apresentada pela revista, classificada por ele de "inverídica".
A assessoria da PGR informou que, como Lula não possui mais foro privilegiado, o procurador-geral da República irá encaminhar o requerimento dos partidos de oposição para a primeira instância. Se Lula ainda fosse presidente, e, portanto, tivesse prerrogativa de foro, o procurador-geral teria a incumbência de analisar o caso.
De acordo com a assessoria da PGR, o dispositivo deverá ser enviado para o procurador-geral do Distrito Federal, Rogério Leite Chaves, na medida em que o suposto ilícito teria ocorrido em sua jurisdição.
Segundo a reportagem da revista "Veja", Lula teria oferecido “blindagem” a Mendes na CPI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento dos 38 réus do mensalão. O encontro - confirmado pelos três - ocorreu no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, em Brasília.
Ainda que Mendes tenha direito ao foro privilegiado por ser ministro da Suprema Corte, a prerrogativa não se aplicaria ao caso, explicou a PGR, em razão de o alvo da requisição ter sido Lula.
O documento endereçado a Gurgel por parlamentares de PSDB, DEM, PPS e PSOL tem como alvo somente o ex-presidente. Os partidos oposicionistas argumentam que Lula teria cometido tráfico de influência, corrupção ativa e coação.

Nota do autor do Blog Muita Paz!

Que o PSDB, DEM e PPS entrem com este tipo de ação até concordo, faz parte do caráter dos abutres.  São covardes, repugnantes e ultra conservadores. Mas... Meu Deus! O PSoL?  Um partido que se diz de esquerda socialista apoiar estes oportunistas? E o máximo da estupidez. Está brincando de fazer política. Deveria ao menos ficar neutro, mas não. Quer aparecer nas costas desta turma que causou tanto mal ao país. Demonstra com esta aliança,  que é farinhas de um mesmo saco. O pior, embarcaram em uma canoa furada ao escolher a Instância errada. Prova de suas incompetências jurídicas. Nem para isto servem. Uma pergunta para estes histriões: Será que Nelson Jobim vai negar na justiça tudo que falou aos jornais? Lula vai se defender, Nelson Jobim não poderá desmentí-lo para não ficar com a pecha de mentiroso. Não vai dar em nada, e se der será um golpe!

Nenhum comentário: