sábado, 26 de maio de 2012

 Petista quer mais ferrovias e portos para a Bahia

 Josias Gomes (PT/BA) - Construção de porto gera esperança para população de Ilhéus


O deputado Josias Gomes (PT/BA) tem trabalhado juntamente com outros parlamentares, da bancada, para construção de um complexo portuário para atender não só a indústria de produtos como também de turismo.
“A Bahia é um estado com a maior costa do Nordeste e tem apenas três portos que não atendem às necessidades. Queremos construir um porto que possa resolver o problema do escoamento de produção agrícola do Oeste e de toda a produção mineral que está em fase de início de exploração” defende Josias.

Segundo o parlamentar, pesquisa recente apontou que 73% da população local aguardam por essa obra que pode trazer à região as glórias do passado. Josias Souza ressalta que hoje além da produção agrícola o estado tem a produção mineral que começou com incentivos do governo Lula.
“O Sitio Ferrífero do estado conta com uma área extensa e uma produção que se avizinha de ser das maiores do Brasil, a ponto da Bahia, ser hoje, o segundo maior produtor de minério de ferro em um curto período de tempo”.

Ferrovia Oeste-Leste
Josias Gomes defende ainda a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). “A ferrovia leste oeste foi pensada pelo baiano, ex-deputado desta casa, Vasco Neto a cerca de 30, 40 anos atrás. Ele imaginava a ligação do oeste baiano com o chamado Leste, ao Porto de Campinhos, em Ilhéus. Essa ferrovia tem a característica de impulsionar o processo de desenvolvimento do estado para o interior, com a vantagem porque desconcentra da região metropolitana”, explicou.
Na avaliação de Gomes, esse complexo portuário, com a construção também de uma ferrovia, vai inverter o processo migratório que acontece hoje no estado. “A Bahia tem 417 municípios e 15 destes representam cerca de 80% do PIB baiano. Sendo que 10 ficam na região metropolitana. Portanto essa desconcentração econômica que essa ferrovia proporcionará será de grande alento”, ressaltou.
A FIOL ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras, no estado da Bahia à Figueirópolis, no Tocantins.

Eleições
Na avaliação do deputado Josias as eleições municipais, na Bahia, terão um significado diferente do resto do país. “Estamos preparando o Partido para esta, que será uma eleição das mais importantes, do ponto de vista da Bahia, em função de concluirmos a transição política que se iniciou em 2006, com a eleição do companheiro Wagner para o governo do estado, de lá pra cá aconteceram mudanças significativas no modo do PT encarar a política. Hoje estamos levando cidadania para o povo baiano e isso é novidade na prática política do estado. As instituições, agora podem agir de forma democrática sem interferência de pessoas, e esse fato gerou uma nova demanda por direitos na sociedade”, afirmou.
(Ana Cláudia Luz Feltrim - RádioPT e Hosa Freitas - Portal do PT)

Nenhum comentário: