quinta-feira, 17 de maio de 2012

Choque de gestão tucano no Metro de SP fere mais de 50 pessoas

Dois trens do Metrô de São Paulo colidiram pela manhã. Mais de 50 pessoas ficaram feridas.

O sistema de automação que prevê a distância de 150 metros entre um trem e outro, falhou. A responsável pela manutenção dos trens acidentados é a empresa espanhola Caf. O secretário dos Transportes Metropolitanos do governo Alckmin (PSDB), Jurandir Fernandes, diz que essa situação torna todos "reféns" da empresa estrangeira.

Ora, quem decidiu privatizar a manutenção para uma empresa espanhola foi o governo tucano ao qual Jurandir faz parte.

Tucanos tem horror a funcionários públicos, por não negociam com trabalhadores e os obrigam a fazer greve. Ao privatizar serviços públicos, "livram-se" de lidar com trabalhadores, deixando uma empresa privada cuidar do assunto, com o trabalho precarizado e os trabalhadores mais vulneráveis à retaliações do patrão.

Além disso, empresas privadas tem fins lucrativos. Em primeiro lugar vem o lucro dos acionistas. A qualidade do serviço público prestado fica em segundo plano.

Como se não bastasse, o "refém" Jurandir ainda culpou a "distração dos passageiros" por terem se ferido. Isso porque a velocidade era baixa na hora do choque. Cabe perguntar ao tucano, como os passageiros devem viajar de agora em diante. Devem estar sempre atentos a espera de um choque? Devem usar equipamentos de proteção tipo capacete, joelheira, cotoveleira, como skatistas?

Por fim quem falou bobagem, como sempre, foi Soninha Francine (PPS). Escreveu no twitter que não sentiu nada enquanto viajava em outra linha: "Metro caótico, é? Não fosse p TV e Tuíter, nem saberia. Peguei Linha Verde e Amarela sussa. #mtoloco."

A mensagem, entendida como desdém, virou alvo de protestos pelos tuiteiros.

Nenhum comentário: