terça-feira, 29 de maio de 2012

O pensamento monofásico de Serra

Autor: 
Na matéria do Estadão de hoje, a informação de que José Serra discordou do economista norte-americano Edward Glasser, autor do livro "O Triunfo das Cidades", que defende investimentos em transporte coletivo para melhorar o trânsito.
Argumento de Serra: "Mais linhas de ônibus vão engarrafar ainda mais o já caótico trânsito da cidade".
O que se confere é a absoluta incapacidade de Serra de pensar qualquer realidade complexa. Não coloque duas variáveis na sua frente, que ele se embaralha todo. Serra só consegue raciocinar de forma monofásica: um elemento por vez, isolado dos demais e sem contextualizar.
É evidente que transporte sobre trilhos é melhor do que linhas de ônibus. Mas é de uma obviedade esplendorosa que transporte por ônibus é melhor do que sobre carros, para descongestionar o trânsito. Outra obviedade assustadora é que, em qualquer be-a-bá de urbanismo, ambos os transportes, ônibus e metrô, são complementares.
NO entanto, sem cola, ele é incapaz de entender até a mais básica das equações sobre transporte público: + ônibus = - carro.
Serra conseguiu levar o maniqueísmo até para a área de transportes. Ou metrô ou ônibus. E tome Rodoanel.
Que ele não tenha vontade de estudar temas de política pública, vá lá. Mas que não tenha conhecimento básico sobre transportes públicos, tendo sido prefeito e governador, demonstra uma alienação assustadora.
Serra parece um urso que hibernou no fim dos anos 80 e acordo em pleno século 21 sem ter assimilado nenhum dos grandes temas de discussão do período.

Nenhum comentário: