domingo, 2 de dezembro de 2012

Stevie Wonder cancela show em retaliação a Israel

No mesmo dia em que Israel anunciou a construção de três mil casas em territórios palestinos, o cantor estadunidense Stevie Wonder , embaixador da paz na Organização das Nações Unidas (ONU), cancelou um show que faria para uma organização americana ligada ao Exército israelense.


Agência O Globo/Ivo Gonzalez
Stevie Wonder Stevie Wonder em show no Rio de Janeiro
Segundo assessores da associação, as Nações Unidas pediram que Wonder retirasse sua presença do evento, pois ele está envolvido com movimentos dentro da ONU e correria o risco de parecer parcial. A organização Amigos das Forças Armadas de Israel (FIDF, na sigla em inglês) divulgou uma nota lamentando o cancelamento da apresentação.

A Assembleia Geral da ONU reconheceu, nesta quinta-feira (29), a Palestina como Estado observador não-membro na entidade. A decisão confere, em nível internacional e diplomático, as prerrogativas, direitos e deveres de um Estado soberano. O novo status dará a seu governo o direito de participar das agências da ONU e do Tribunal Penal internacional (TPI), com sede em Haia, ao qual poderá recorrer contra os crimes de guerra e contra a humanidade cometidos pelo governo sionista de Tel Aviv nos territórios palestinos ocupados.

Stevie disse na nota enviada que ele cancelou o evento com o coração pesado, mas que “eu sou e eu sempre serei contra a guerra, qualquer guerra, em qualquer lugar”.

Foram organizadas diversas petições solicitando que o cantor cancelasse o evento.

“Nós lamentamos que Stevie Wonder decidiu cancelar sua apresentação em um importante evento da comunidade FIDF, uma organização americana que dá suporte educacional, cultural e de bem-estar para famílias e para soldados israelenses”, disse o comunicado.

Cerca de 1.200 convidados eram esperados na festa da FIDF, que seria realizada no dia 6 de dezembro em Los Angeles. Wonder foi nomeado Mensageiro da Paz da ONU em 2009.

Da Redação do Vermelho,
com informações da agência Globo

Nenhum comentário: