terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tem Notícias entrevista Pedro Bigardi

Vídeo AQUI 
Bigardi foi o mais votado no primeiro turno, com 101.528 votos.
Esta semana, o Tem Notícias entrevista os dois candidatos a prefeito de Jundiaí (SP) que passaram para o segundo turno. O convidado desta terça-feira (16) é Pedro Bigardi (PC do B), de 52 anos. Ele é engenheiro e ocupa o cargo de deputado estadual desde o ano passado.
Cada candidato tem oito minutos cronometrados para responder aos questionamentos. O critério de escolha da ordem de entrevistas é o resultado oficial das eleições do dia 7 de outubro. Bigardi foi o mais votado, com 101.528 votos.
Daniel: Boa tarde.
Bigardi: Boa tarde, boa tarde a todos que estão assistindo em casa.
Daniel: E nós começamos falando justamente sobre o resultado do primeiro turno em Jundiaí. Pela primeira vez na história a cidade vai decidir quem vai administrar a cidade no segundo turno. Como o senhor avalia isso?
Bigardi: É importante para Jundiaí ter um aprofundamento das proposta nesse debate do segundo turno. Eu particularmente estou muito feliz. A maior votação da história de Jundiaí para um candidato à Prefeitura. Quase 101 mil votos. Portanto, muito agradecido pelo carinho e pela confiança da população.
Daniel: E como ficou sua campanha para esse segundo turno? Mudou?
Bigardi: A gente mantém a mesma linha, no debate de propostas e de ideias para a cidade, percorrendo os bairros, conversando com a comunidade. A gente quer fazer uma campanha muito próxima da população, e apresentando propostas reais, concretas, que podem ser implantadas a partir do ano que vem.
Daniel: O senhor disse que quer fazer uma revisão no plano diretor da cidade para controlar a expansão de Jundiaí. Como o senhor fará isso se eleito?
Bigardi: Olha, é uma área que eu tenho trabalhado há muitos anos, há mais de 30 anos no planejamento de cidades. Jundiaí precisa de uma reformulação em seu plano diretor, porque cresce de forma desordenada. Alguns bairros têm muitos prédios, uma densidade muito alta. Precisamos rever esse sistema de crescimento da cidade através de um novo plano diretor. Além disso precisamos fazer as obras para responder esse crescimento. Obras viárias, investimentos no transporte coletivo, isso precisa de mais investimentos, mais obras na cidade. Obras que possam ser concluídas rapidamente. O que a gente tem hoje são obras que demoram demais para serem feitas. Então vamos fazer o investimento para acompanhar o ritmo de crescimento da cidade, e fazer um planejamento, um zoneamento novo para que a cidade possa crescer de forma equilibrada.
Daniel: Que tipo de investimento, por exemplo, no transporte coletivo, candidato? O que o senhor mudaria e que ajudaria a melhorar o que tem hoje?
Bigardi: Olha, primeiro fazer as linhas inter bairros. Jundiaí antigamente tinha as linhas de ligação de um bairro a outro, e hoje as pessoas ficam perdendo muito tempo de um terminal a outro. Há um tempo de transbordo muito alto. As pessoas demoram quase uma hora de um bairro para o outro. Então fazer esse sistema direto de um bairro a outro.
Daniel: Isso resolveria?
Bigardi: Resolve, isso melhora o sistema. Além disso o bilhete único também, para que as pessoas possam pagar uma única passagem, e principalmente colocar mais ônibus a serviço da comunidade. Ônibus nos bairros, ônibus que possam ligar um ponto da cidade ao outro, para poder trabalhar, estudar. Então falta investimento no transporte coletivo. A tarifa é muito alta, a gente precisa progredir na questão da tarifa, tentando diminuir com o tempo a questão da tarifa na cidade de Jundiaí. Portanto fazer uma melhoria no sistema de transporte coletivo para que as pessoas possam circular melhor na cidade. E nos finais de semana a gente ter a tarifa social, para que as pessoas possam ir até os parques, circular na cidade, com uma tarifa menor. Isso nós também vamos fazer no nosso governo.
Daniel: E como você pretende lidar, candidato, com a expansão imobiliária e com a especulação no entorno da Serra do Japi.
Bigardi: Essa é uma preocupação muito grande. Eu sou professor de planejamento ambiental, tenho debatido isso na cidade. A Serra do Japi precisa ser preservada. É um patrimônio da humanidade, dá um equilíbrio ambiental para toda a região, o clima, na questão ambiental propriamente dita. Então nós temos que controlar esse assédio que nós temos em relação a Serra do Japi, com relação ao mercado imobiliário. Jundiaí pode crescer de forma ordenada mas sem atingir a Serra do Japi. Precisamos preservar a serra, ampliar a reserva biológica, a terra alta da serra do japi, para que seja de fato preservada, um estudo que já existe na cidade, a ampliação da reserva biológica, e fazer uma revisão da legislação do entorno da serra. Para que a gente possa ter uma ocupação, uma preservação desse patrimônio ambiental, e a cidade não cresça de forma desordenada, e o mercado imobiliário possa crescer nas áreas onde é possível crescer.
Daniel: E os produtores rurais? Falando da falta de incentivos. O que eles podem esperar se o senhor for eleito?
Bigardi: Olha, a valorização da nossa produção agrícola. Até porque a questão da zona rural também é uma questão ambiental. Nós temos um corredor verde que nos protege na cidade, além da Serra do Japi, na zona rural, a zona de produção agrícola que é uma região também de manancial, a região do Jundiaí-mirim, do Capivari, então preservar essa região é essencial ara nós. E aí temos que ter uma política de subsídios, buscar recursos no Governo Federal, do Governo Estadual, para produção agrícola, condições de trabalho, máquinas, equipamentos, valorização da agricultura. E também nosso circuito das frutas, intensificar a atuação do poder público junto ao circuito das frutas, criar na cidade uma coisa importante, o circuito gastronômico na região do Caxambú, uma região importante, o vinho artesanal, nós temos que fazer uma valorização do vinho artesanal, que também é uma questão histórica na cidade, portanto valorizar nossa produção agrícola, preservar e impedir inclusive na questão da produção agrícola que é a especulação imobiliária, também aconteça naquela direção. É isso que nós vamos fazer dentro do plano diretor, e na valorização do nosso produtor.
Daniel: Mas que ações seriam essas para valorizar, por exemplo, a região do campo?
Bigardi: Olha, existem recursos, existem subsídios, existem recursos do Governo Federal, programas do Governo Federal para valorização da agricultura, de valorização do produtor agrícola, através de cooperativas. É mais do que necessário nós criarmos cooperativas de produtores rurais, buscar esses recursos, tanto no Governo Federal como no Governo Estadual.
Daniel: Falando agora de segurança, o senhor disse em sua campanha eleitoral bastante que Jundiaí é uma cidade insegura. Mas isso é competência do Governo do Estado. O que o senhor pretende fazer para dar suporte à segurança pública?
Bigardi: Sabemos que é uma competência do governo do estado, mas o município também tem que assumir essa responsabilidade. Tenho dito que eu como prefeito vou assumir responsabilidades com a questão da segurança pública. Ampliando o efetivo da guarda, nós contrataremos mais 200 guardas municipais para a Guarda Municipal, vamos descentralizar a sua atuação, levando a Guarda Municipal para os bairros da cidade, através das bases descentralizadas de segurança pública da guarda. Vamos criar um sistema de comunicação rápida entre todos os agentes da polícia, guarda, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Isso é imprescindível no combate à violência, criminalidade na cidade que tem aumentado, aumentado demais, portanto vamos fazer uma reformulação na questão da segurança. E vamos criar a secretaria da segurança pública para Jundiaí que possa fazer a articulação de todas as ações na segurança pública da cidade. Isso é imprescindível. Nós vamos assumir a nossa responsabilidade em relação à segurança pública.
Daniel: Candidato, no seu plano de governo o senhor diz que quer criar um programa que chama Jundiaí Conectado, que levará internet banda larga a todos os bairros, a todas as casas. A prefeitura vai custear todo esse investimento?
Bigardi: É, isso é um projeto que nós vamos fazer no tempo, é um projeto importante para levar a comunicação a todos os bairros da cidade. Existem áreas hoje que não são atendidas, portanto é um projeto a ser implantado ao longo de todo o governo. Nós vamos perseguir isso com muito cuidado para poder atender toda a comunidade.
Daniel: Certo, candidato. Agora nós temos os últimos instantes da nossa entrevista dedicados às suas considerações finais.
Bigardi: Bom, eu queria novamente agradecer a toda a população o carinho, a confiança que me deram nesse primeiro turno, nós tivemos mais de 101 mil votos, e eu quero dizer, reiterar aqui que eu me sinto com muita experiência ao longo de toda a minha vida, e preparação, com muita maturidade para poder governar Jundiaí. Eu quero governar minha cidade, cidade que eu nasci, vivi aqui a minha vida toda. Podemos criar aqui um governo com gente muito boa da própria cidade, portanto estamos preparados para governar Jundiaí, resolver esses problemas que estão atrapalhando a vida da população. Trânsito, transporte, segurança, saúde, portanto estamos preparados para governar Jundiaí. E é isso que nós vamos fazer. Governar com a participação da população, com diálogo com a comunidade. E nós estamos, pode ter certeza, preparados, com maturidade para governar nossa cidade de Jundiaí.
Daniel: Muito obrigada pela sua participação aqui no Tem Notícias.

Leia mais em: O Esquerdopata: Tem Notícias entrevista Pedro Bigardi
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: