terça-feira, 2 de outubro de 2012

Condenado no STF, Valdemar avisa que vai recorrer à OEA

Brasil 247 - "Não sou inocente, mas também nunca vivi de lavagem de dinheiro, corrupção ou formação de quadrilha", defendeu-se nesta terça-feira 2, durante entrevista coletiva, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), após ser condenado no processo do chamado 'mensalão' no Supremo Tribunal Federal. A entrevista foi convocada para o parlamentar informar que irá recorrer de sua condenação na Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA).
"Apenas fui condenado pelo crime errado, como, certamente, ficará provado com a garantia do direito ao duplo grau de jurisdição", disse o deputado durante a entrevista. Valdemar era líder da bancada do PL (depois PR) na Câmara dos Deputados à época do escândalo e foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. De acordo com a Procuradoria Geral da República, teria recebido R$ 8,8 milhões para votar a favor de matérias do interesse do governo federal.
O deputado disse nesta terça-feira que reconhece seus erros, mas defende que todo cidadão tem o direito ao reexame de eventual condenação. "Tal dispositivo, previsto pelas Cortes Internacionais, é uma garantia que resguarda os direitos individuais e o princípio da ampla defesa no mundo civilizado", disse durante discurso. O parlamentar destacou ainda que não aceitaria a delação premiada.
Questionado se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu sabiam do esquema, Valdemar negou. “Logo depois da posse, o Lula e o Dirceu nunca mais tocaram no assunto de dinheiro de campanha. Era tudo com o Delúbio”, disse.

Nenhum comentário: