segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dilma e François Hollande inaugurarão Fórum do Progresso Social Ex-presidente Lula também discursará no evento


AFP - Agence France-Presse
 
Publicação: 03/12/2012 10:07 Atualização: 03/12/2012 10:50


A presidente Dilma Rousseff e seu colega francês François Hollande vão inaugurar no dia 11 de dezembro, em Paris, o "Fórum do Progresso Social", cujo objetivo, segundo um dos organizadores, é "reinstalar o crescimento no centro do debate público mundial".

Este encontro, no qual participarão universitários, sindicalistas e representantes de organizações internacionais como o FMI, a OIT e a FAO, é organizado conjuntamente pela Fundação Jean Jaurès (França) e o pelo Instituto Lula (Brasil). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursará no dia 12, segundo e último dia do evento.

Esta iniciativa franco-brasileira responde a uma "constatação comum: a preocupação que sentimos ante a desaceleração do crescimento mundial 2008", declarou o diretor-geral da Fundação Jean Jaurès, Gilles Finchelstein.


"Cerca de cinco anos depois, nos encontramos em um crescimento frágil, mais frágil do que antes no mundo inteiro, o que acarreta problemas imediatos, como uma menor redução das desigualdades, e problemas a longo prazo, como dispor de meios para lutar contra a mudança climática", explicou Gilles Finchelstein.

"Além disso, nos damos conta de que os instrumentos da pilotagem da economia mundial, como o G20, não são totalmente satisfatórios", acrescentou. Segundo Finchelstein, o fórum tem uma dupla ambição: "tentar reinstalar o crescimento no centro do debate público mundial e que este encontro seja o início de um processo".

Nenhum comentário: