segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bolívia e Equador reforçam o Mercosul

Do Blog do Miro - segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

 

 

Por Altamiro Borges


Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, José Pepe Mujica e Hugo Chávez participam nesta sexta-feira (7) da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, em Brasília. Segundo a Agência Brasil, “o encontro discutirá alternativas para incentivar a participação dos empresários no Mercado Comum do Sul e o ingresso de mais dois países no bloco econômico sul-americano: Equador e Bolívia”. O Paraguai, devido ao recente golpe, segue excluído da Cúpula e as tratativas para a adesão dos dois novos parceiros estão avançadas.

Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o ingresso da Bolívia e Equador dará mais força ao bloco regional. “É uma base maior. Um projeto maior de integração sul-americana”. Com estas adesões, será possível articular as áreas amazônicas, andina e caribenha da América do Sul e aumentar os benefícios gerados pelo bloco. “Os defensores da proposta argumentam que o Mercosul assumirá papel relevante em decorrência dos temas relativos à segurança energética e alimentar”, relata a Agência Brasil.

A área de atuação do bloco, com a recente inclusão da Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população sul-americana. O Produto Interno Bruto alcança US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB de toda a América Latina, em um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% do continente). A adesão da Bolívia e do Equador aumentará ainda mais o papel geopolítico do Mercosul, num contraponto ao hegemonismo dos EUA e da Europa.
.

Nenhum comentário: