sábado, 17 de novembro de 2012

A visão autoritária de Merval Pereira


Por Altamiro Borges
Merval Pereira não gostou das críticas do PT à “partidarização” do julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua coluna hoje no jornal O Globo, ele afirma que “a nota oficial da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores revela a face autoritária desse partido, nascido sob o lema de ser o paradigma de uma nova maneira de fazer política limpa e comprometida com o bem comum, lema que nunca deixou de ser o que sempre foi: apenas um instrumento de marketing político para a tomada do poder”.


O porta-voz da famiglia Marinho e “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) não esconde o seu ódio. Para ele, o PT sempre foi um partido corrupto, que os “heróis” do STF, antes criticados, ajudaram a desmascarar. “Desde os primeiros comandos municipais que alcançou, com a aura de estar levando os trabalhadores ao poder, o PT passou a atuar nos bastidores da baixa política, no submundo das licitações fraudulentas, conseguindo enganar muitos durante muito tempo, até que o escândalo do mensalão estourou em 2005”.
Ainda segundo o “erudito” colunista, a nota oficial é mais uma tentativa de “desqualificar o Supremo Tribunal Federal e a liberdade de imprensa, dois dos principais obstáculos à dominação total dos mecanismos democráticos do Estado pretendida pelo PT, na busca de uma democracia apenas formal, como as dos vizinhos ‘bolivarianos’ aos quais o PT dedica seus melhores apoios”. O jornalista metido a jurista garante que o julgamento do chamado “mensalão” no STF foi exemplar e que havia “provas torrenciais” contra os condenados!
Não custa lembrar que Merval Pereira, o “imortal”, também defendeu a legalidade do golpe militar em Honduras, em junho de 2009, e a “deposição constitucional” do presidente Fernando Lugo, no Paraguai, em junho de 2012. Ambos tiveram o apoio da Suprema Corte destes países. Ela também previu a morte de Hugo Chávez antes da sua reeleição em outubro na Venezuela e a derrota de Fernando Haddad, o “poste” de Lula. O rapaz tem uma forte “visão autoritária” e costuma dizer muitas besteiras! É compreensível sua ira diante da nota do PT!

Nenhum comentário: