sábado, 10 de novembro de 2012

No Globo, uma manchete que contradiz o texto

Brasil 247 - A principal manchete do Globo deste sábado noticia que o governo federal irá "atrás da verba desviada no mensalão". Na notícia principal, uma foto do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a chamada "Na pista do dinheiro desviado". Tem-se a impressão de que Cardozo entrará com ações judiciais para retomar a casa de José Genoino no Butantã, o apartamento de Delúbio Soares em Santa Cecília e a casa de campo de José Dirceu, em Vinhedo.
Internamente, no entanto, no texto da matéria, as informações são bem menos impactantes. O próprio Cardozo relativizou a questão:
Mesmo com a decisão já sacramentada no Supremo Tribunal Federal (STF) de que o esquema do mensalão usou dinheiro público, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o uso “não parece ainda muito claro” e que é preciso esperar a publicação do acórdão do julgamento para qualquer ação do poder público no rastreamento do dinheiro desviado. Após o fim da análise da ação penal do mensalão, o STF deve demorar pelo menos seis meses para publicar o acórdão. É o tempo médio gasto com outros casos envolvendo políticos na Corte.
– Quando a decisão do Supremo estiver estampada num acórdão, vamos ter um divisor de águas sobre o que foi dinheiro público e o que foi dinheiro privado. Até o momento, não me parece ainda muito claro. A partir desse acórdão é que as medidas poderão ser tomadas, se comprovado que houve uso de dinheiro público – disse o ministro da Justiça.
Segundo reportagem minuciosa publicada pelo jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, da revista Retrato do Brasil, será muito difícil atestar que os recursos da Visanet, empresa privada que tem o Banco do Brasil como sócio, não foram efetivamente gastos em publicidade. Acompanhe aqui sua demonstração ancorada em documentos oficiais do BB e da Visanet.

Nenhum comentário: