sexta-feira, 7 de setembro de 2012

tucano atacando tucano

A um mês das eleições municipais, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), criticou o ritmo da expansão do transporte sobre trilhos no Estado num artigo que causou desconforto no Palácio dos Bandeirantes e entre aliados do governador Geraldo Alckmin.

Publicado na Folha ontem, o texto afirma que "São Paulo está no atraso em matéria de trilhos", em comparação com outras metrópoles.No artigo, o vice-governador diz que a malha da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) está "dependente de modernização" e que a do Metrô "é insuficiente para atender à demanda".

"Existe um grande esforço por mais investimento, mas há uma disparidade entre os dois sistemas", diz. "Isso mostra descompasso no planejamento e execução do transporte público."

Aliados de Alckmin consideraram o momento inoportuno para a crítica, já que transporte é tema da eleição na capital -o PT chegou a usar o termo "apagão" para falar do setor.Houve ainda um incômodo porque o PSDB, partido de Alckmin e de José Serra, que disputa a prefeitura este ano e já foi governador, comanda o Estado desde 1995.

Tucanos interpretaram que as críticas enquadram as sucessivas gestões do PSDB, e voltaram a questionar a parceria com Afif e o prefeito Gilberto Kassab, de quem o vice-governador é aliado.Afif é responsável pela implementação de PPPs (Parcerias Público-Privadas) no governo e vem defendendo a adoção do modelo para acelerar a expansão dos trilhos.

No artigo, ele cita a presidente Dilma Rousseff (PT) que anunciou 10 mil km de ferrovias feitas pela iniciativa privada. "Essa é a chave para o desenvolvimento paulista".

Do Blog Os amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário: