quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Serra, Russomanno e Record, 3 fujões do debate com Haddad, empurram a culpa uns aos outros

Após a TV Record anunciar o cancelamento do debate entre candidatos a prefeito de São Paulo, alegando que José Serra (PSDB) e Russomanno (PRB) fugiram da raia, o tucano rebateu em nota:

"(...) O lamentável cancelamento foi uma decisão exclusiva da Record, e assim deve ser assumido.
José Serra esteve presente a todos os debates promovidos nesta eleição, assim como os demais concorrentes. A exceção foi o candidato Celso Russomanno, do PRB, partido que é notoriamente ligado à Rede Record e à Igreja Universal.
Russomano se recusou a ir ao debate promovido pela Igreja Católica e se recusou a participar do debate que seria promovido pelo UOL, maior portal de internet do país, em conjunto com o jornal Folha de S. Paulo. (...)"

Em resposta, a Record divulgou uma nota oficial e os cinco convites não respondidos pelo PSDB:

"No último dia 21 de setembro informamos ao PSDB que aguardaríamos uma resposta do candidato José Serra até as 18 horas da última segunda-feira. No documento, protocolado no PSDB, informamos que a falta de manifestação da candidatura colocava em risco a realização do debate. Mesmo assim, não obtivemos resposta formal, informal e, ainda, nenhum representante do candidato compareceu à reunião realizada na última terça-feira, dia 25, na sede da emissora, entre 14 e 16 horas", diz a nota.

A emissora disse também que José Serra fugiu das duas sabatinas realizadas pelo Grupo Record este ano: "Para todos os encontros, a coligação do candidato José Serra não respondeu aos convites e, tampouco, enviou qualquer representante".

Questionado por repórteres se compareceria ao debate, Serra não respondeu. Disse que "A Record cancelou um debate para proteger o Russomanno porque nós não negamos participar do debate. Naturalmente tem de haver regra, mas não houve negativa..."

Apesar de Serra empurrar a culpa só para a Record, ele não comparece a debates e entrevistas na emissora com medo de perguntas sobre a Pirataria Tucana, pois o autor do livro-reportagem, Amaury Ribeiro Júnior, trabalha atualmente na emissora.

Haddad quer debate remarcado
O candidato do PT, Fernando Haddad, lamentou o cancelamento e sugeriu que é só remarcar:

— Achei muito ruim para a cidade. Entendo o argumento, mas penso que devíamos tentar reagendar. Nós do PT estamos abertos para qualquer dia. Se há da parte dele um impedimento que ele já conhecia há muitas semanas [Russomanno disse a filha nascerá neste dia], vamos tentar adiar um dia. Tenho certeza que a Record toparia e que o candidato estaria mais tranquilo no dia seguinte.

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, também lamentou, dizendo que a Record deveria realizar o debate sem os fujões.

Nenhum comentário: