quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Campanha de Russomanno se prepara para acionar, na Justiça, padres católicos


A campanha de Celso Russomanno (PRB-SP) se prepara para acionar, na Justiça, padres católicos que peçam aos fiéis que não votem no candidato pelas ligações de seu partido com a Igreja Universal. Apesar do encontro dele com o arcebispo dom Odilo Scherer, no sábado, há relatos de que religiosos continuam a pregar nessa direção.Notinha publicada nesta quarta feira, na coluna Painel, da Folha
A conversa entre Russomanno e dom Odilo foi mais tensa do que transpareceu. Logo no começo, o arcebispo perguntou se o candidato queria gravar a conversa. Diante da negativa, dom Odilo colocou um gravador sobre a mesa e avisou que ele, sim, registraria tudo. E ainda chamou outros religiosos para testemunharem o diálogo
Nada de rua
Ainda Russomanno: ele não vai mais caminhar nas ruas. A ideia é evitar perguntas incômodas de eleitores.A ordem agora é só fazer carreatas, com o candidato "a dois metros de altura" e inacessível aos "provocadores", diz o coordenador Campos Machado. 
E Campos Machado, coordenador da campanha de Russomanno, diz que "convenceu" Marcos Pereira, chefe da campanha de Russomanno,pastor licenciado da Igreja Universal e presidente do PRB, a retirar da internet artigo em que atacava a Igreja Católica. O documento motivou a crítica de dom Odilo à "manipulação política da religião".



Nota do Muita Paz!
Eu já fui um Espírita. Saí, não por entender que a Religião não me trouxesse o amparo para o meu desenvolvimento espiritual,  mas, sim, porque o rigor da doutrina fez que eu desse um tempo para não atrapalhar os seus demais membros.  Pesquisa do IBGE indica que os Espíritas no Brasil são os que possuem a melhor renda e escolaridade. 33% concluíram o curso superior. Eu não vejo os Espíritas, aqueles que professam a doutrina Kardecista saírem por aí defendendo ou apoiando candidatos.  Existe um Manual de Conduta para os Espíritas. Não tenho como saber se é seguido pela maioria de seus adeptos mas, exageros à parte deveria servir de referência para católicos e protestantes . Abaixo, a postura que seus membros devem ter em relação à política. (resumido)

Nos Embates Políticos

Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os
ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com
os deveres para com o Senhor.
Só o Espírito possui eternidade.
*
Distanciar-se do partidarismo extremado.
Paixão em campo, sombra em torno.
*
Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade.
O despistamento favorece a dominação do mal.
*
Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei.
O discernimento é caminho para o acerto.
*
Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos.
O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos.
*

Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre
quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência.
A fé nunca será produto para mercado humano.
*
Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos.
*
Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes
das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de
evangelização é tarefa essencial.

A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana“

Tenho visto fiéis da Igreja Universal aqui no Rio de Janeiro, em frente das Igrejas fazendo campanhas para candidatos da Universal com bandeiras, faixas, jornais e panfletos.
Será que eticamente aos olhos de Deus esta posição condiz com a doutrina de Cristo?

“Nenhum servo pode servir a dois senhores.”
Jesus. (Lucas, capítulo 16, versículo 13.)

 

 

Nenhum comentário: