sábado, 29 de setembro de 2012

José Serra chama repórter de 'sem-vergonha' porque não fez pergunta chapa-branca

Nervoso, com a expectativa de mais uma derrota eleitoral, o candidato José Serra (PSDB), chamou de “sem-vergonha” o repórter da Rede Brasil Atual que trabalhava na cobertura da campanha hoje (28) na Mooca, região central da cidade.

O tucano se recusou a responder a uma pergunta normal sobre seu plano de governo. Quando outro repórter de outro veículo também o questionou, o tucano abandonou a entrevista coletiva.

O candidato caminhou pelo bairro da Mooca, onde nasceu, e disse aos jornalistas que voltar ao lugar de sua infância lhe deu a ideia de criar um sistema municipal de ensino técnico e profissionalizante.

“Vamos aumentar em dezenas de milhares o número de alunos em parceria com o governador do estado, Geraldo Alckmin. (...) Isso me veio agora à cabeça lembrando de minha infância e juventude aqui.”

– A ideia veio agora à cabeça ou é seu projeto de governo? – perguntou o repórter da RBA.

– De onde você é? – indagou o tucano, pergunta que promove habitualmente. Nas eleições de 2010, quando descobriu que havia interpelado um repórter da Rede Globo, Serra pediu desculpas.

– Não interessa – respondeu o repórter. – O sr. vai responder à minha pergunta ou não?

– Eu quero saber de onde.

– Da Rede Brasil Atual.

Serra, então, virou o rosto, fazendo um gesto de desdém, sem responder, e ameaçou encerrar a entrevista.

Outro jornalista fez outra pergunta, e Serra repetiu "De onde você é?". Após identificar-se como do "G1" (portal da Globo), o tucano respondeu. Era a respeito de declarações do rival Russomanno (PRB).

Depois, José Serra foi questionado novamente pelo CQC, da Band: "Que solução você tem para resolver o problema do trânsito em São Paulo se nem plano de governo você apresentou?" O candidato, irritado, respondeu já saindo para encerrar a entrevista, e disse que seu programa de governo estava campanha na tevê, rádio e no Tribunal Regional Eleitoral. Porém ele só apresentou um resumo pífio, genérico, que não pode se chama de plano. No máximo, pode se chamar de carta de intenções. Confira o texto apresentado pelo tucano ao TRE.

Na saída, o repórter da RBA perguntou, então, por que Serra só responde a “perguntas favoráveis à sua campanha”, o que irritou o tucano: “Não, eu não respondo pergunta de sem-vergonha. É só isso.” (Com informações da Rede Brasil Atual

Nenhum comentário: