quinta-feira, 3 de maio de 2012

Operação Camaleão combate fraudes em empréstimos consignados



03/05/2012
Operação Camaleão combate fraudes em empréstimos consignados
Porto Alegre/RS - A Polícia Federal cumpre hoje (03/05) em Porto Alegre e Eldorado do Sul, 31 mandados judiciais expedidos pela Vara Federal de Novo Hamburgo, sendo nove de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão e 8 de seqüestro de veículos.
A investigação identificou até o momento mais de quarenta fraudes praticadas por um mesmo grupo. O golpe consistia na solicitação de empréstimos consignados a instituições financeiras em nome de beneficiários do INSS, por meio da utilização de documentos falsificados. Os envolvidos obtinham informações privilegiadas sobre as condições dos beneficiários na Previdência Social, dispunham de fontes de dados oficiais para a falsificação dos documentos, além de contarem com a participação de pessoas que se encarregavam da produção dessas falsificações.
As quantias obtidas variavam conforme os valores dos proventos e da margem consignável disponível ao verdadeiro segurado do INSS, sendo que, em média, ficavam entre R$ 15.000,00 e R$ 20.000,00.
A investigação teve início em agosto de 2011 após tentativa de fraude ocorrida em agência da Caixa Federal de São Leopoldo/RS. A partir desse momento, foram identificados alguns integrantes do grupo criminoso e, posteriormente, os demais membros da quadrilha. A maioria das fraudes já identificadas foi praticada contra a Caixa Econômica Federal -CEF.
Os presos e os demais envolvidos a serem indiciados deverão responder pelos crimes de estelionato majorado, formação de quadrilha, falsificação de documento público, corrupção passiva e corrupção ativa.
O nome da operação vem da origem etimológica da palavra estelionato, que deriva de “stellio”, que é uma espécie de camaleão que muda de cor para enganar os insetos dos quais se alimenta.



Comunicação Social/ Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Tel.: (51) 3235.9005

Nenhum comentário: