segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mudam as moscas, mas a merda continua no mesmo lugar



Para quem não sabe, Carlos Henrique Schroder que era diretor de Jornalismo da Globo passou a ser Diretor Geral da Rede Globo no lugar de Otávio Florisval.  O novo diretor geral do Jornalismo da Globo agora é Ali Kamel .


Outras mudanças também.  Agora, duas mulheres ocupam cargos na direção do jornalismo da Globo.

São elas, Alice Maria, braço direito de Armando Nogueira ex-diretor de jornalismo da Globo no período da ditadura militar e Silvia Farias. Alice está na Globo, entre idas e vindas, há mais de 40 anos. A segunda a Silvia  é amiga de longa data da família Marinho. Ocupava a direção do SEDOC (Centro de Documentação da Globo) . 

Ontem, no Fantástico, a matéria mostrou problemas nas prefeituras com a pose dos novos prefeitos em alguns municípios do interior do Nordeste. Segundo o Fantástico houve vários problemas nas passagens de comandos destas prefeituras nas prestações de contas. Tudo bem, o jornalismo deve mostrar mesmo. Mas, a reportagem identificou apenas o partido do ex-prefeito de Juazeirinho na Paraíba. Dentre vários outros, imaginem de que partido é este ex-prefeito? Do PT é claro .

 Os partidos dos outros prefeitos não tiveram a sigla de seus partidos expostos na matéria.  

  O prefeito de Juazeirinho do PT foi o primeiro a aparecer na reportagem. O fantástico mostrou imagem do prefeito discursando no mandato anterior, quando na época usava  camisa do PT com a estrelinha característica do partido. 

Responsabilizaram o ex-prefeito do PT até pela seca que assola o Nordeste! Sem muito direito de resposta. 

 Para comover o telespectador mostraram cenas de um menino queixando-se da falta d’água. Misturaram problemas da prefeitura de  Juazeirinho com outras prefeituras. Ou seja, fizeram uma lambança com o único objetivo de desmoralizar uma prefeitura petista. 

Devo cumprimentar os editores do Fantástico. Que aula de manipulação e deturpação! 

Fizeram dentro da matéria uma colcha de retalhos, em edições preparadas de má fé, visando levar ao público a impressão que todas as supostas irregularidades aconteceram somente no governo do petista.   

Como disse, o único prefeito identificado como sendo do PT.   

Com que artes do Diabo conseguiram aquela obra de mestre? Maquiavel sentiria inveja. 

 Colocaram toda a carga de supostas irregularidades no ex- prefeito de Juazeirinho do PT como se fosse o único culpado por todos os desmandos do Nordeste. 

Não colocaram na matéria o partido da nova prefeita que assumiu a prefeitura e fez a denúncia contra o ex-prefeito. 

 Parece-me que o jornalismo da Globo virou explicitamente um braço direito da oposição. Antes não era tão explícito.

Nenhum comentário: