segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FW: Enc: Ministro na época do racionamento de energia, Tourinho diz que energia termelétrica faz a diferença




Ex-MINISTRO DE MINAS E ENERGIA DIZ QUE NÃO DÁ PARA COMPARAR PERÍODOS
 
Agência Brasil - 11/01/2013 -

Ministro de Minas e Energia entre 1999 e 2001, ano em que houve racionamento de energia no país, Rodolpho Tourinho disse hoje (11) que não é possível comparar a situação atual do sistema elétrico brasileiro com a de 12 anos atrás, pois a capacidade de geração de energia termelétrica hoje é muito maior, em torno de 14 mil megawatts.

Ele não acredita em risco de racionamento. 'O que está se olhando é nível de reservatório, quando o que tem que se olhar é nível de reservatório e a capacidade de geração térmica', disse Tourinho.

Ele é presidente do Sindicato Nacional da Indústria Pesada e falou após se reunir por cerca de duas horas com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

- O que ocorreu em 2001 é que não tinha geração térmica e nem se conseguiu fazer um programa emergencial, que aliás deveria ter sido feito anos antes de 2001. São aquelas térmicas que foram programadas (no governo FHC) e outras, no governo Lula, que hoje levam a essa posição de se ter 14 mil megawatts de geração térmica', disse Tourinho.

Segundo o ex-ministro, os assuntos tratados hoje com a presidenta foram a necessidade de ampliação do financiamento privado e a qualificação de pessoal. Ele disse que o país nunca houve volume tão grande de obras em andamento e programadas. Daí a participação do financiamento privado em infraestrutura ser importante para complementar a atuação do BNDES.

Nenhum comentário: