terça-feira, 11 de setembro de 2012

Flamengo tem a maior torcida do mundo — 39,1 milhões de torcedores

*Blog Palavra Livre

 Agência usou números de diversas pesquisas mundo afora para chegar a essa conclusão. Fla ganha com 39,1 milhões de torcedores
LANCEPRESS! - 10/09/2012 - Rio de Janeiro (RJ
                                    foto: Cléber Mendes

     Um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas, divulgado pelo jornal argentino "Cronista", colocou o Flamengo como o clube que, em números absolutos, tem a maior torcida do mundo, com 39,1 milhões de pessoas.
       O estudo foi feito com base em várias pesquisas realizadas em países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. Em todos esses lugares a agência contou com consultorias próprias, que visaram diminuir a margem de erro.
        Em seguida, está o Chivas Guadalajara, do México, que conta com 33,8 milhões de torcedores, e o terceiro é o América, também do México (29,4 milhões). O próximo brasileiro no ranking é o Corinthians, que está em quarto com 28 milhões de fãs. O primeiro clube europeu da lista é a Juventus, em quinto, com 26,3 milhões.
        No entanto, a coisa muda de figura quando os números se comparam à população total dos países. Neste aspecto, o Boca Juniors lidera: 46,8% dos argentinos torcem para o Boca Juniors. O Flamengo, líder absoluto, tem "apenas" 25% de brasileiros em sua torcida.
                FLA SOBERANO NO BRASIL
            
        Os números apresentados pela quarta pesquisa LANCE!/Ibope, realizada em 2010, também apontam o Flamengo como o time de maior torcida do Brasil. Porém, com 33,2 milhões de fãs. O Corinthians, com 25,8 milhões, é o segundo colocado.
        OPINIÃO — Davis Sena Filho

      Evidentemente que o Lance!, o Ibope, a TV Globo, a CBF e a imprensa paulista tem muito interesse de fazer do Corínthians o clube com a maior torcida do Brasil, por questões meramente mercadológicas, afinal a mídia é controlada por empresas privadas paulistas e até a Globo, que é carioca, tem muito mais interesses econômicos e de mercado em São Paulo do que no Rio de Janeiro.

      Esse processo de valorização do Corínthians é visível, não somente pela torcida do Flamengo, bem como pelas torcidas de outros clubes. Agora, uma empresa de pesquisa estrangeira realiza uma pesquisa no Brasil assim como em outros países e aponta o Flamengo não somente como a maior torcida do mundo, bem como os números de integrantes de sua torcida são maiores do que a pesquisa realizada pelo Lance/Ibope em 2010. Pesquisa que, aliás, causou muita desconfiança dos torcedores brasileiros.

     Quando vou a outros estados, como Brasília, Minas, Goiás, além das regiões Norte e Nordeste, é visível o grande número de torcedores que usam a camisa do Flamengo, bem como se vê muito menos torcedores com a camisa do Corínthias. Aliás, o Flamengo, no Estado de São Paulo, é a quinta torcida em maior número de torcedores, realidade esta que não acontece com o Corínthians no Estado do Rio de Janeiro.

        O Corínthians tem uma torcida grande. É inegável. Mas forçar a barra como tem feito a imprensa e os interesses comerciais e políticos do sistema midiático em geral em prol do Corínthians realmente não refletia a verdade sobre a grandeza da torcida do Flamengo.


Nenhum comentário: