quarta-feira, 9 de maio de 2012

Posted: 08 May 2012 06:44 PM PDT



Posted: 08 May 2012 06:37 PM PDT
Ricardo Brito, Agência Estado

“Integrantes da CPI do Cachoeira que participam da sessão secreta, que desde a tarde ouve o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Sousa, colocaram dúvidas quanto à atuação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Os parlamentares da comissão disseram que o delegado enviou em setembro de 2009 um pedido para que Gurgel investigasse o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e outros deputados por suspeita de envolvimento com o esquema do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O depoimento de Marques Sousa ainda está ocorrendo na sala da CPI.

Segundo o delegado, as investigações da Operação Vegas, que apurou o esquema do contraventor entre 2008 e 2009, foi paralisada no momento em que se depararam com parlamentares. Eles detém foro privilegiado e, portanto, só podem ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Só que, na ocasião, a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio, mulher de Gurgel, informou não ter encontrado indícios de envolvimento dos parlamentares para justificar que se levasse adiante as investigações. Com atuação destacada na área criminal, Cláudia foi designada por Gurgel para avaliar os elementos da investigação Vegas.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 06:30 PM PDT
Intenção seria provocar atrito entre Dirceu e Palocci, que estava ameaçado no cargo

Do R7

A transcrição de um áudio da Operação Monte Carlo, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira em fevereiro acusado de chefiar a máfia do jogo do bicho e de fraudar licitações, revela que um araponga de Cachoeira invadiu o quarto de hotel do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para recolher material e abastecer a revista Veja.

A informação é do blog do jornalista Mino Pedrosa.

Nos grampos da PF (Polícia Federal) revelados pelo blog, aparece uma conversa entre Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (sem partido–GO) na qual o contraventor confidencia ao político que financiou o araponga Jairo Martins de Souza para fazer filmagens clandestinas no apartamento de José Dirceu no Hotel Naoum, em Brasília.

A gravação surge dois dias depois de o programa Domingo Espetacular, da Rede Record, veicular reportagem que mostra esquema em que o contraventor controlava o que seria publicado na principal revista da editora Abril. Documentos a que o programa teve acesso trazem provas de que as informações trocadas entre Cachoeira e o diretor da Veja resultaram ao menos em cinco capas da revista de maior circulação do País.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 06:27 PM PDT
Audiência com Gilmar Mendes,  no STF, intermediada por Marconi Perillo e  Demóstenes Torres. Da esquerda para a direita:  Perillo, Mendes, o deputado Carlos Leréia, o diretor-geral da SAMA Rubens Rela e Élio Martins, presidente do Grupo Eternit

 Conceição Lemes, Vi o Mundo

2012: O império do amianto está ruindo, a olhos vistos.

Em 13 de fevereiro, a Justiça italiana anunciou a condenação dos ex-proprietários da Eternit, o barão belga Jean-Louis de Cartier de Marchienne e o magnata suíço Stephan Schmidheiny, a 16 anos de prisão e ao pagamento de quase 100 milhões de euros.

Nem mesmo o informe publicitário publicado na ocasião pela Eternit do Brasil  nos principais veículos de comunicação (CartaCapital foi a única a recusar o anúncio), negando qualquer relação com a empresa incriminada, diminuiu o amargor da derrota.

Agora, o lobby do amianto sofre novos reveses. Indiretamente, a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF), atingiu em cheio o império do amianto. Seus mais ilustres e ferrenhos defensores no meio político brasileiro são acusados de envolvimento com os esquemas do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
São eles o senador Demóstenes Torres (DEM-GO, até 4 de abril), o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PDSB-GO) e o governador Marconi Perillo (PSDB-GO).  Os três integram a “bancada da crisotila”. São parlamentares que, em troca de defender a fibra cancerígena no parlamento, recebem apoio financeiro da indústria amiantífera em suas campanhas. Crisotila, ou amianto branco, é o tipo existente e ainda permitido no País.

A primeira baixa, aliás, já ocorreu. Demóstenes Torres deixou a relatoria do projeto de lei 371/2011, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que “dispõe sobre a proibição da extração, da importação, do transporte, do armazenamento e da industrialização do amianto”.

Outro revés: o Instituto Crisotila do Canadá anunciou oficialmente, em 28 de abril deste ano, o encerramento de suas atividades.  Durante quase três décadas, ele coordenou globalmente os esforços da indústria do amianto para promover o chamado “uso controlado da crisotila”. Uma tese enganosa de que a exploração do mineral, assim como a fabricação e a utilização de produtos, contendo suas fibras, seriam inofensivos à saúde humana. O instituto canadense foi copiado em todo o mundo. Aqui, deu origem ao Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), sediado em Goiânia.

“São dois golpes mortais, que prenunciam o fim da produção da fibra assassina aqui”, observa a engenheira Fernanda Giannasi, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coordenadora da Rede Virtual-Cidadã para o Banimento do Amianto para a América Latina. “É como diz o ditado popular ‘a Justiça tarda, mas não falha’.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 06:02 PM PDT

Carlos Pompe, Vermelho

“O candidato da direita à prefeitura de São Paulo, José Serra, quer repetir na campanha deste ano o desserviço que fez à democracia e ao país na última eleição presidencial. Em conluio com o que há de mais reacionário nas cúpulas das organizações religiosas, quer substituir o debate político pelos ataques ao estado laico, à liberdade de pesquisa, de opinião e de deliberação sobre o próprio corpo.

Em entrevista ao Programa Amaury Jr., da RedeTV!, Serra declarou que se "a pessoa tem uma religião e quer discutir princípios, é legítimo que o faça. Não são os candidatos que fazem a agenda. Quem faz a agenda são as pessoas". Ainda tergiversou: "Nós devemos respeitar e dar a elas o direito de se manifestar. Do contrário, seria autoritarismo".

Na eleição presidencial de 2010, grupos religiosos de direita apoiaram abertamente o candidato demo-tucano e, em vez de discutir projetos políticos para o país, passaram a atacar Dilma, acusando-a de ser favorável ao aborto, à criminalização da homofobia e de ser ateia. Ao contrário do que Serra afirma, não foram “as pessoas” que pautaram essa agenda, mas os donos da mídia direitista e seus assalariados servis, os líderes religiosos reacionários e o comando da sua coligação, formada por PSDB e DEM e integrada por PTB, PMN, PSDB, PTDOB e PPS, que até a esse papel se rebaixou, apesar de parte de sua militância e eleitorado se enojar do rumo adotado.”
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 05:53 PM PDT

Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

“Os bancos já estão chiando contra a cruzada da presidente Dilma Rousseff para baixar os juros e aumentar o crédito. É normal, é um bom sinal. O sistema financeiro estava habituado há tanto tempo a nadar de braçada e impor ao país a sua própria "política econômica", que não se poderia esperar outra coisa.

A melhor prova de que a presidente mexeu numa ferida, e está certa na sua decisão, é que os bancos já convocaram seus "consultores" e "especialistas", todos muito bem remunerados, para criticar as medidas do governo em jornais, revistas e emissoras.

Para não dar muito na vista, eles qualificam as medidas como "populistas", de um lado; de outro, imaginem, eles se mostram preocupados com os pequenos poupadores após as mudanças introduzidas semana passada no rendimento das cadernetas de poupança.

Com Dilma não tem tema tabu nem áreas em que é melhor não mexer só porque, afinal, "foi sempre assim". No encontro que teve na semana passada com empresários para explicar as novas regras da poupança, ela cortou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que queria fazer média ao apoiar as medidas tomadas aproveitando um momento de alta popularidade da presidente.

"Eu tenho que fazer as coisas que entendo que deva fazer, independentemente dos índices de popularidade".

Tem sido assim desde a sua posse. Antes de completar um ano e meio no gabinete presidencial do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff já está deixando a sua marca.”
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 05:46 PM PDT

Thiago Tufano, Terra

“Uma reunião na tarde desta terça-feira aproximou ainda mais o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, de um acordo com o PSB. O ex-ministro da Educação conversou com membros do Movimento em Marcha, um braço político do PSB, e deu mais um passo para uma possível aliança entre os dois partidos para as eleições municipais da capital paulista, que serão realizadas em outubro deste ano.

Haddad já havia demonstrado interesse em ter Luiza Erundina (PSB) como vice em sua candidatura, mas, de acordo com membros do próprio partido e pessoas ligadas ao pré-candidato as conversas são apenas iniciais, apesar do otimismo de ambas as partes.

"Existe uma identidade de propósito entre PT e PSB no que diz respeito à educação. E quando a educação entra na veia, ela não sai mais. As pessoas do PSB são muito ligadas à educação. A ex-prefeita Erundina é um ícone do PT mesmo estando no PSB. O partido tem uma militância comum e uma orientação em direção à justiça social que não há como não sublinhar", afirmou Haddad.”
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 05:32 PM PDT
Daniel VM e José Carlos Lima / Luis Nassif Online

“Mais uma matéria do depoimento de 2005 na CPI, quando ajudou Cachoeira a derrubar andré Luiz


Jornalista diz ter gravações de conversas de André Luiz
Começou há pouco reunião do Conselho de Ética da Câmara, que investiga a acusação de extorsão feita pelo empresário de jogos Carlos Cachoeira contra o deputado André Luiz (sem partido-RJ). Neste momento, presta depoimento o editor especial da revista Veja Policarpo Júnior, que afirmou possuir um CD com cerca de cinco horas de gravação de conversas de André Luiz com emissários de Cachoeira. Em uma das conversas, o deputado teria pedido a Cachoeira R$ 4 milhões para evitar a inclusão de seu nome no relatório da CPI da Loterj, da Assembléia Legislativa do Rio.

Policarpo afirmou também que, antes de publicar as gravações, a revista submeteu a fita ao perito Ricardo Molina, da Unicamp, que atestou sua autenticidade. Daqui a pouco, o próprio Molina vai prestar depoimento.

Seguem matéria sobre o caso. No video aparecem Policarpo e Molina depondo no Congresso. Ambos em favor de Cachoeira. Policarpo diz no congresso que tem cd com 5 horas de gravaçoes contra andré luiz mas nao diz provavelmente que quem deu os grampos a ele foi o proprio cachoeira. 

Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 09:33 AM PDT



Posted: 08 May 2012 09:25 AM PDT

Bob Fernandes, Terra Magazine

“Rupert Murdoch é dono de um dos maiores impérios de mídia do mundo. Ele tem centenas de empresas que faturam perto de US$ 30 bilhões/ano. Mesmo com tudo isso, o relatório de uma CPI em andamento na Inglaterra acusa Murdoch de "enganar o Parlamento".

A CPI britânica concluiu que Murdoch e seu filho, James, fecharam os olhos para crimes cometidos por suas empresas. Entre outros crimes, um dos jornais de Murdoch grampeou os príncipes Harry e William, herdeiros da coroa.

O Brasil começa a viver a CPI do Cachoeira. Não é segredo que a mídia também está no olho do furacão. E que parlamentares querem investigar as relações entre o bicheiro Cachoeira, o senador Demóstenes Torres e a revista Veja. O ex-presidente Lula também acha que se deve investigar essas relações.

Na internet, que no Brasil tem algo como 80 milhões de usuários – estima-se que 48 milhões de usuários diários – o julgamento já começou.

O julgamento na internet dispensa provas. Cada um condena e absolve quem quiser. Bastam a opinião e o desejo de cada um. Como, aliás, tem sido cada vez mais em quase toda a mídia. Já uma CPI tem que investigar, de verdade, e provar. Até para inocentar.”
Artigo Completo, ::Aqui::

----------------------------------------------



Posted: 08 May 2012 09:13 AM PDT

“Advogado havia pedido mais dez dias para preparar a defesa do parlamentar, o que foi negado

Eugênia Lopes,vAgência / estadoEstadão.com.br

O Conselho de Ética do Senado aprovou nesta terça-feira, 8, por unanimidade, a abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), suspeito de envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Foram 15 votos favoráveis à abertura do processo.

Antes, o colegiado havia negado o pedido do advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida Castro, para ampliar em dez dias o prazo para preparar a defesa do parlamentar. Castro, conhecido como Kakay, havia feito o pedido no início da sessão desta terça e não descartou a possibilidade de recorrer ao Judiciário para garantir esse direito.

A abertura do processo é o primeiro passo para o início do processo de cassação do mandato do senador, cujas relações com Cachoeira foram reveladas pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal. O relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) com o pedido recebeu o respaldo de todos os conselheiros.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 08:59 AM PDT

Saul Leblon, Carta Maior / Blog das Frases

"Na edição desta semana a revista VEJA atreve-se a insultar seus próprios leitores com a pergunta cínica estampada numa chamada de capa: “Como Demóstenes enganou tantos por tanto tempo”. Bastaria folhear o longo histórico de suas perorações contra a esquerda, o Estado, a democracia participativa, a cidadania engajada, o pensamento crítico, bem como a demonização de lideranças, idéias e projetos progressistas para obter a resposta à pergunta em suas próprias páginas.

A sedimentação golpista de uma parte da opinião pública de classe média não se dá ao acaso. Não se trata aqui da plutocracia ciosa de seus domínios, da qual Civita & policarpos são servidores bem pagos. E eficientes, diga-se, peritos na arte de popularizar janios, collors, demóstenes e outros vulgarizadores dos interesses graúdos. 

Não; o florescimento dessas gargantas de aluguel não prosperaria na forma de votos e medo pânico que inspiram em muitos governantes - inclusive da esquerda - não fosse o trabalho prestimoso dos que esculpem o seu busto em bronze de credibilidade conservadora . É toda uma rede voltada para a citação cotidiana de suas palavras e o manchetear espetaculoso de suas 'denúncias', ademais da propagação de 'reflexões de cocheira', copiosamente repetidas pelos colunismo que forma julgamentos e dissemina pautas. 

Há responsáveis na lubrificação cotidiana da engrenagem. É um equívoco dissolver a sua assinatura na suposta predisposição da sociedade ou de parte dela para ser canalha ou 'egoísta'. Ainda que isso seja um fato, o que plasma esse apetite em nervos e musculatura política é a ação deliberada e organizada para esse fim. Incensar os demóstenes e satanizar os lulas e respectivas agendas é o fermento que transforma instintos em história.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 08:46 AM PDT
Página no Twitter do grupo hacker The Unknowns, 
que reivindica ataques a organizações como a NASA


Monica Campi, INFO Online

“As agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa) e Europa (ESA) confirmaram que sofreram ataques de um novo grupo hacker na semana passada.

O grupo, que se identificou como The Unknwons (Os desconhecidos, em tradução livre), assumiu a autoria dos ataques na semana passada, quando invadiu os sistemas de 10 grandes organizações mundiais e publicou os dados das contas de administrador, além de documentos militares e informações pessoais de mais de 736 pessoas ligadas à Nasa.

A Nasa confirmou ter conhecimento do ataque, mas disse que nenhuma das informações obtidas pelos criminosos era sensível ou sigilosa. Já a ESA apenas admitiu que a vulnerabilidade explorada pelos crackers será avaliada.”
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 08:21 AM PDT
Yilmaz Akyuz

Yilmaz Akyuz, IPS / Envolverde

"O crescimento das economias em desenvolvimento se acelerou no novo milênio. Enquanto nas décadas de 1980 e 1990 cresceram em média pouco mais do que as economias avançadas, desde os primeiros anos deste século até a crise global, a diferença subiu para cinco pontos.

Esta diferença aumentou ainda mais entre 2008 e 2011 após o colapso das economias avançadas. A aceleração se observa em todas as regiões em desenvolvimento, que crescem mais rapidamente do que no passado. A notável exceção é a China, que cresceu no novo milênio, em geral, no mesmo (embora rápido) ritmo dos anos 1990.

Por isso, é costume se dizer que a economia do Sul está se “desacoplando” da do Norte. Contudo, a principal dúvida é se ocorre uma virada duradoura na tendência do crescimento do Sul com relação ao Norte. Um olhar mais atento mostra que o crescimento do Sul se deve em boa parte a excepcionais e insustentáveis condições econômicas, bem como à melhoria em seus próprios fundamentos.

Antes de a crise financeira atingir, em 2008, o crédito e o consumo, e fizesse explodir as bolhas imobiliárias, sobretudo nos Estados Unidos, havia se formado um clima global altamente favorável para as economias em desenvolvimento no comércio e no investimento, nos fluxos de capital e nos preços das matérias-primas.

Pelo menos um terço do crescimento pré-crise da China se deveu às exportações, principalmente para as economias avançadas. A proporção é ainda maior para as pequenas economias exportadoras asiáticas.”
Foto: IPS Columnist Service
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 May 2012 07:10 AM PDT

Agência Brasil

‘A agropecuária brasileira deve faturar 5,3% a mais neste ano do que em 2011, estima a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA). A entidade projeta o valor bruto da produção (VBP) do setor com base na previsão de produção de grãos e fibras na safra 2011 e 2012 e nos preços médios dos produtos no mercado.

De acordo com a entidade, a expansão será liderada pela pecuária, que deve encerrar o ano com faturamento 11,2% maior do que em 2011. Segundo a CNA, o aumento da demanda externa e o encarecimento do preço da arroba nos Estados Unidos abrem caminho para o Brasil ampliar a participação no mercado mundial de carne bovina.

A agricultura, no entanto, deverá crescer em ritmo menor. A CNA projeta expansão de apenas 1,5%, ocasionada pela dificuldade de recuperação da economia mundial, que se reflete em menores preços das commodities agrícolas – alimentos com cotação no mercado internacional.

A CNA também divulgou dados sobre a balança comercial do agronegócio em março. No mês passado, o país exportou US$ 6,2 bilhões a mais do que importou em alimentos e produtos ligados à cadeia produtiva do setor. O resultado representa aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2011.

No mês passado, o valor das exportações de soja e derivados cresceu 31,2%. Apesar da queda de 3,6% em março, a quantidade vendida aumentou 36% na comparação com o mesmo mês de 2011. O principal destino dos embarques foi a China, com 3 milhões de toneladas, o que representa 55% do total exportado pelo Brasil. Impulsionados pela compra de arroz, cuja safra interna foi afetada pela seca no Sul, os gastos com as importações do agronegócio somaram US$ 1,5 bilhão em março e subiram 6,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.”


Posted: 08 May 2012 06:59 AM PDT

Redação, PortalIMPRENSA

"Na última segunda-feira (7/5), durante a entrevista coletiva após o treino do Corinthians, no CT Dr. Joaquim Grava, o atacante Emerson "Sheik" foi interrompido pelo toque de um celular de um jornalista. Bem humorado, o jogador "repreendeu" o repórter. "Que feio, hein? Que feio... Lamentável...", brincou Emerson, sorrindo diante da interrupção. 

Na última semana, durante entrevista do Vitória, o técnico Ricardo Silva falava à imprensa quando foi interrompido pelo celular de um cinegrafista presente. Não bastasse, o aparelho tocava o hino do Bahia, arquirrival que o clube rubro-negro enfrentaria nas finais do Campeonato Baiano, ainda de acordo com o portal.”


Nenhum comentário: